Eleitor tem de ser vigilante para separar bons dos maus políticos, diz Anffa Sindical

Presidente da Anffa Sindical, Maurício Porto defende maior interesse da sociedade na política como forma de mudança

Por Joelma Pereira/Congresso em Foco

O eleitor brasileiro precisa ser mais vigilante para separar os bons dos maus políticos e vencer o descrédito generalizado com quem tem mandato eletivo. A opinião é do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Maurício Porto. A entidade é uma das apoiadoras do Prêmio Congresso em Foco 2017, cuja cerimônia de premiação está marcada para a próxima quinta-feira (19).

Para Maurício, é fundamental que o eleitor reforce essa vigilância nas eleições de 2018 para melhorar a qualidade da atuação parlamentar. “Vivemos uma situação instável no país a um ano da próxima eleição. É interessante que as pessoas acompanhem e saibam quem são os parlamentares que realmente têm compromisso com a população, com a justiça social e com o desenvolvimento do país”, defende o presidente da Anffa Sindical.

Na avaliação do Sindicato, o prêmio tem credibilidade suficiente para indicar um caminho para o eleitor. “A gente vê a grande credibilidade que tem esse prêmio, um evento que envolve o Congresso brasileiro. É uma maneira de estarmos valorizando aqueles parlamentares que têm um grande compromisso com a verdade, com aquilo que é correto. O Anffa apoia a iniciativa há vários anos e pretende continuar participando”, ressalta Maurício Porto.

Perfil

Para ele, é preciso observar alguns critérios na hora de analisar a postura de um parlamentar. “É essencial o conhecimento do trabalho, daquilo em que vem se envolvendo o parlamentar, além de seus discursos e posicionamento em votações importantes. Vivemos uma crise política, econômica e sobretudo moral em todos os poderes. Para escolher os melhores parlamentares, é preciso que os escolhidos tenham o perfil e as características exigidas dentro de seu mandato”, pondera.

O Anffa Sindical é a entidade representativa dos integrantes da carreira de auditor fiscal federal agropecuário, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ativos, inativos e pensionistas. Tem como finalidade precípua a defesa dos direitos individuais e coletivos, em qualquer nível ou instância, assim como a coordenação e a representação dos interesses profissionais e econômicos dos integrantes da referida Carreira.

Três filtros

Neste ano são três os filtros utilizados para a premiação: à escolha da internet e dos jornalistas soma-se a seleção feita por um júri altamente qualificado. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Ao todo, foram registrados mais de 1 milhão de votos validados. Desta vez, foi adotado o sistema de votação desenvolvido pela mais conceituada empresa de software de pesquisas do mundo, a Survey Monkey, companhia norte-americana reconhecida mundialmente por sua capacidade de processamento e segurança de dados, e também pela auditoria realizada diariamente em cada um dos votos recebidos.

Esses votos passam inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores.

Em seguida, todo o material coletado foi submetido a uma cuidadosa checagem feita por meio de auditoria interna, a cargo da área de tecnologia do Congresso em Foco, e colocada à disposição dos auditores externos da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.

Fonte: Congresso em Foco