AFFAs do Vigiagro inspecionam avião que transportava máscaras e testes contra o Convid-19

Na ocasião, os AFFA inspecionaram, um a um, os 201 pallets de madeira nos quais a carga estava distribuída com objetivo de verificar se atendiam as normas nacionais de entrada deste tipo de produto, uma vez que podem representar o risco da introdução de pragas no país. O mesmo foi feito em relação às bagagens da tripulação, desta vez, em parceria com a Receita Federal. Com a equipe de voo, foram apreendidos 6,6 kg de frutas e legumes.

Dois Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) do Vigiagro, em Brasília, participaram, na madrugada desta quarta-feira (08/04) do trabalho de inspeção, no Aeroporto Internacional da capital federal, de um avião cargueiro modelo Antonov 124-100, de origem ucraniana. Considerada o segundo maior cargueiro do mundo, a aeronave vinha de Shanghai com uma carga de 47 toneladas, incluindo máscaras de proteção e testes para o Covid-19, oriundos da China.

Na ocasião, os AFFAs Celso Cordeiro e Janaina Gonçalves Garçone inspecionaram, um a um, os 201 pallets de madeira nos quais a carga estava distribuída com objetivo de verificar se atendiam as normas nacionais de entrada deste tipo de produto, uma vez que podem representar o risco da introdução de pragas no país.

O mesmo foi feito em relação às bagagens da tripulação, desta vez, em parceria com a Receita Federal. Com a equipe de voo, foram apreendidos 6,6 kg de frutas e legumes. “Encontramos frutas diversas, cujo poder germinativo de suas sementes pode representar grandes riscos para as nossas lavouras. Todos os alimentos seguiram para destruição”, disse Janaina Gonçalves Garçone, que é chefe da Unidade Descentralizada de Vigilância Agropecuária Internacional no Aeroporto de Brasília.

Segundo ela, o trabalho em torno da carga foi priorizado, uma vez que o conteúdo é de extrema necessidade por causa da pandemia. “Especificamente na situação desse voo, você vê a importância de se agilizar a liberação de uma carga dessa, pois vemos como é crítica a situação mundial de obtenção de máscaras e outros equipamentos de proteção individual. Nós nos debruçamos para agilizar e verificar a conformidade o quanto antes”, explicou.

Ao falar da essencialidade das atividades da carreira, a AFFA frisou a importância da vigilância agropecuária internacional. “Nosso trabalho é garantir alimentos seguros para a população e manter o abastecimento de produtos agropecuários no país, além do mercado internacional. Então, como atividade essencial, vamos continuar trabalhando, salvaguardando a saúde pública, a saúde animal e a sanidade vegetal com o trabalho do Vigiagro pelos portos, aeroportos e fronteiras terrestres em benefício da sociedade como uma atividade que não pode parar, independente das orientações sobre a pandemia”, completou.

Pallets inspecionados

Pallets inspecionados

Frutas e legumes apreendidos

Frutas e legumes apreendidos

Avião cargueiro ucraniano

Avião cargueiro ucraniano

Chegada de avião cargueiro em Brasília

Chegada de avião cargueiro em Brasília

AFFA Janaina Gonçalves Garçone

AFFA Janaina Gonçalves Garçone


  

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573