Unafa e Anffa Sindical fazem nova videoconferência para dar andamento aos seis eixos criados

Nesta quinta-feira, 14/05, o Anffa Sindical, Unafa Federação e Unafa Associação se reuniram para dar continuidade às discussões acerca dos seis eixos definidos, a fim de fortalecer a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa) e servidores da Fiscalização Agropecuária Estadual.

A abertura foi feita pelo presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, o qual deu um panorama geral do que vem sendo trabalhado em outros grupos de discussão. Além disso, abriu para que os membros apresentassem o andamento de cada um dos eixos.

Com relação à Comunicação, o diretor da pasta, no Anffa Sindical, Roberto Siqueira, informou que está em contato com a agência de publicidade. “Recebi o material do Dimas Oliveira, presidente da Unafa Federação, e vamos preparar algo específico das carreiras. Paralelamente, trabalharemos com divulgação via e-mail, grupos, redes sociais, etc”, enalteceu.

O diretor de Relações Institucionais, Alfredo Dantas, falou do andamento do Trabalho Parlamentar. A ideia, agora, é começar a trabalhar com um grupo reduzido de parlamentares, de partidos diferentes, para aprimorar a relação, inclusive com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. “Só conseguiremos alguma alteração no congelamento salarial se houver a edição de um novo PLP contemplando os servidores da Defesa Agropecuária, uma vez que por Medida Provisória não há como alterar”, ressaltou.

Francisco Saraiva, vice-presidente da Unafa Associação, reforçou a questão de melhorar a relação entre Estado e Federação. “Vou levar a ideia até o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA). Inclusive, precisamos melhorar essa interlocução nas delegacias estaduais”. Dimas Oliveira, enfatizou o assunto e acrescentou que é necessário ter uma aproximação maior com a Frente Parlamentar da Agricultura.

Por fim, outro ponto discutido foi o acesso aos relatórios elaborados pelo Departamento de Saúde Animal, realizados nos serviços de Defesa Agropecuária nas unidades de Federação. “O Sindicato não tem acesso, e, em nossa compreensão, as informações são de interesse público. Por esse motivo, nosso primeiro passo, será solicitar, pela via administrativa, para que sejam publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, disse Antonio Andrade, diretor de Política Profissional.

“Foi o segundo encontro virtual com os representantes da Unafa, dentro do planejamento proposto entre as entidades, bastante proveitoso e positivo para atingir nossos objetivos”, finalizou, Maurício Porto, presidente do Anffa Sindical.