Anffa Sindical manifesta preocupação em relação à designação e atuação de adidos agrícolas

O Anffa Sindical vem trabalhando em prol da vinculação dos adidos agrícolas à carreira de Auditoria e Fiscalização Federal Agropecuária e por maior transparência no processo de seleção

O Anffa Sindical vem trabalhando em prol da vinculação dos adidos agrícolas à carreira de Auditoria e Fiscalização Federal Agropecuária e por maior transparência no processo de seleção.
 

Em virtude disso, o Sindicato enviou o Ofício nº 520/2020, ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no intuito de que o processo, nº 21000.065484/2020-64 seja reclassificado, a fim de que assegure a divulgação dos atos praticados nos autos. Tal processo institui diretrizes para a seleção de Adidos Agrícolas junto à Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior, no âmbito do Ministério da Agricultura. O mesmo ofício será encaminhado à Ouvidoria do Mapa.

Como complemento, o Anffa Sindical encaminhou o Ofício 545/2020 às diversas entidades representativas do setor privado, no país, manifestando preocupação em relação do Decreto nº 10.519/2020, o qual altera as disposições sobre a designação e atuação dos adidos no exterior. O objetivo, portanto, é ter o apoio das entidades para que atuem junto ao MAPA para que seja alterado o Artigo 2º, que trata sobre as exigências para ocupação do cargo de adido agrícola.

Um dos trechos do documento reitera a preocupação do Sindicato com relação ao decreto: “Retirar a exigência técnica para o cargo é reduzir a eficiência na abertura de mercados e até colocar em risco as exportações já em vigor. A presença de profissionais sem formação técnica em um cargo estratégico para o país e sem amplo conhecimento do Ministério da Agricultura irá retroceder em avanços já conquistados e só tem a prejudicar os produtores e exportadores brasileiros”.

O Sindicato espera ter apoio das entidades voltadas à exportação de produtos agropecuários e que o secretário executivo do MAPA e a Ouvidoria atendam ao pedido.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573