Reunião produtiva traz nova perspectiva de engajamento de filiados

A primeira reunião de 2021 da Delegacia Sindical do Rio Grande do Sul (DS-RS) do Anffa Sindical, com os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas), contou com mais de 50 filiados. O tema foi o "Impacto da modernização das atividades de inspeção de produtos de origem animal na carreira de fiscalização federal agropecuária".

O moderador foi o secretário da Seção Sindical de Passo Fundo, Marcos Paulo Borges. Segundo ele, a atividade foi muito positiva "pelo número de participantes, pelas diferentes colocações feitas durante a conversa e também pela grande participação de Affas da ativa, incluindo os novos colegas".

Conforme a delegada sindical Soraya Elias Marredo, a importância da pauta e os riscos que a carreira corre com as flexibilizações estão motivando os colegas a olharem com mais atenção à conjuntura. Ela alerta que "no momento em que passar a pandemia e as missões dos importadores forem retomadas pessoalmente, podem ocorrer surpresas negativas, em função do relaxamento de normas e do aumento da autorregulação".

Na reunião, foi apresentada a legislação sobre o tema da inspeção e as frequentes mudanças que vêm ocorrendo com as flexibilizações. Conforme o Codex Alimentarius, "auditoria é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades e seus resultados estão de acordo com os objetivos planejados", atividade realizada diariamente pelos Affas nos estabelecimentos com Sistema de Inspeção Federal.

Um novo encontro deverá ser marcado para antes de 4 de março, dia da reunião do Conselho de Delegados Sindicais. O tema será Reforma Administrativa.