Suasa completa 15 anos e terá o mês de abril com comemoração

O Mapa está com ações voltadas para os 15 anos de regulamentação do Sistema de Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O objetivo é celebrar os avanços conquistados no período e a atuação da defesa agropecuária, envolvendo todos os atores integrantes do Sistema

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com ações, em abril, voltadas para os 15 anos de regulamentação do Sistema de Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O objetivo é celebrar os avanços conquistados no período e a atuação da defesa agropecuária, envolvendo todos os atores integrantes do Suasa.

Haverá ações de promoção e marketing trabalhadas nas redes sociais do Ministério, campanha pública para definição de uma marca visual, curso virtual de aprendizagem (Suasa, organização, estrutura e competências), depoimento de personagens/entidades importantes na consolidação do sistema e elaboração do primeiro PPA-Suasa – 2022-2027.

Conforme a diretora do Departamento de Suporte e Normas, Judi Nóbrega, o Suasa é um marco da defesa agropecuária, um dos pilares da Política Agrícola brasileira. “Neste Sistema as diversas atividades da Defesa Agropecuária funcionam sob a gestão e união dos três entes governamentais: governo federal, estados e municípios e, do setor privado e sociedade organizada. Ao comemorar esta data, o Mapa quer destacar e relembrar a importância desse sistema para credibilidade e segurança dos produtos e alimentos produzidos para os brasileiros e exportados pelo Brasil”, informou.

A  expansão e consolidação de uma estrutura de atenção primária à sanidade agropecuária, capilarizada em todo território nacional, a integração dos sistemas de vigilância em saúde animal e sanidade vegetal, uma rede de suporte laboratorial com laboratórios de referência internacional em diagnóstico de doenças animais e vegetais, a consolidação dos Serviços de inspeção de produtos de origem animal  das esferas federal, estadual, distrital e municipais em um sistema unificado SISBI-POA, a implantação e reconhecimento internacional de áreas livres de doenças animais e vegetais, são alguns dos avanços obtidos ao longo desses 15 anos apontados pela Auditora Fiscal Federal Agropecuária e coordenadora-substituta da coordenação do Suasa, Aline Soares Nunes.

“Ao completar 15 anos de sua regulamentação, pelo Decreto 5741 em 2006, com outras posteriores, destacou a defesa agropecuária nacional com a atenção especial que esta importante área merece para o fortalecimento de nosso Brasil. O Suasa soma-se ao SUS resultando em dois grandes marcos legais para a sociedade brasileira, em um sentido tão desejado nos tempos atuais: uma só saúde para todos”, exclamou o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Nascimento.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573