Seminário internacional de enfrentamento à corrupção no Brasil

O Seminário surgiu com o intuito de aproximar diferentes perspectivas teóricas e práticas sobre o fenômeno da corrupção, buscando identificar a multidimensionalidade e a especificidade do problema na dimensão sistêmica, possibilitando identificar elementos que subsidiem novas pesquisas sobre a temática e a discussão de novas possibilidades da ação de enfrentamento em instituições governamentais.

O Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público (Fenaud) e o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), vai reunir acadêmicos e profissionais da área pública para discutir as novas abordagens relacionadas ao fenômeno da corrupção no século XXI. O debate será realizado no “Seminário Internacional de Enfrentamento à Corrupção no Brasil: como Construir um Futuro mais Efetivo?”. O encontro virtual será no dia 27 de abril, a partir das 9h, com transmissão ao vivo no canal do youtube do Fórum. Certificado de participação será emitido para quem realizar a inscrição no hotsite do evento.

Identificar lacunas e possibilidades de superação da Corrupção no Brasil são os principais desafios do Seminário Internacional. A intenção é que, a partir da aproximação de diferentes perspectivas teóricas e práticas, seja possível encontrar elementos que subsidiem novas pesquisas sobre o enfrentamento em instituições governamentais.

Irá contar com a participação dos palestrantes internacionais: Alina Mungiu-Pippidi, diretora do Centro Europeu de Pesquisa em Anticorrupção e Construção do Estado; César Nicandro Cruz-Rubio, professor de Transparência e Governo Aberto para o INAP-Espanha e a OEA; Matthew Taylor, professor livre docente do School of International Service na American University, em Washington; e Daniel W. Gingerich, diretor da Quantitative Collaborative da Universidade de Virgínia.

Jorge Hage, ex-Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU); Alketa Peci, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Ana Carla Bliacheriene, coordenadora da Especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes da Universidade de São Paulo (USP/TCE-CE); e Álvaro Ricardo de Souza Cruz, procurador da República em Minas Gerais, são alguns dos palestrantes brasileiros já confirmados para o evento.

9h Mesa de Abertura

CONACI, FONACATE, FENAUD E UNACON

9H30 - Palestra e Abertura

O desafio da superação da corrupção: mitos e possibilidades