Auditores Fiscais Federais Agropecuários coordenam Projeto Piloto em Alagoas

Com o objetivo de erradicar a Peste Suína Clássica - PSC em todos os estados da Zona não Livre, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA dará início a um projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre neste mês de maio, iniciando por Alagoas
porcos em cativeiro
Foto: Pexels.com
De acordo com o Diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA, o Auditor Fiscal Federal Agropecuario Geraldo Moraes “O projeto piloto pretende identificar as limitações e realizar os ajustes necessários para então proceder a implementação da vacinação contra a PSC nos demais estados da Zona não Livre e, desta forma, reduzir os riscos na execução do Plano”, afirmou.

Segundo Moraes, "o Brasil vem batendo recordes no volume de exportação de carne suína e tem expectativa de novo recorde na comercialização anual. A presença da PSC em parte expressiva do território nacional pode comprometer esse importante segmento da economia”. Atualmente 11 estados fazem parte da Zona não Livre de PSC no Brasil.

Nesse aspecto, o Diretor de Defesa Agropecuária de Alagoas, o Auditor Fiscal Federal Agropecuario Celso Walter Barros acredita que a mudança do status sanitário da Zona Não Livre, será benéfica não só por ampliar os recordes de exportações hoje alcançados, como também por propiciar aberturas de novos mercados. "Assim, a Zona Não Livre, uma vez contemplada com o status de Zona Livre, poderá receber investimentos no setor industrial da cadeia produtiva de carnes e derivados de suínos", lembrou.

A atuação do Auditor Fiscal Federal Agropecuário - AFFA será valiosa neste cenário, conforme ressalta Celso Barros: "É uma oportunidade para demonstrar à sociedade o envolvimento da categoria para a erradicação de uma enfermidade que, embora ataque apenas os animais, afeta diretamente a economia, geração de empregos e investimentos. Principalmente, em um momento em que a humanidade foi solapada com a Pandemia por Covid-19".

O Plano Estratégico Brasil Livre de PSC é uma parceria entre o governo federal, o governo de Alagoas e a iniciativa privada. Associações como a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Animal (Fonesa), entre outras também fazem parte dos esforços  para a implementação do Plano.