Affas integram o Fórum sobre proteção integrada de fronteiras e divisas

Aconteceu entre, de 23 a 24 de junho, o Fórum sobre proteção integrada de fronteiras e divisas, com um evento de abertura oficial, em cerimônia no Palácio do Planalto, participação do presidente Jair Bolsonaro e de Auditores Fiscais Federais Agropécuários, como Marcus Eielson Sá e José Luiz Vargas.

"A participação foi importante porque permitiu o entendimento da importância e a ampliação da cooperação com as Secretarias de Segurança Pública dos Estados e Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras para execução das ações de defesa agropecuária de combate a ilícitos fronteiriços com animais, vegetais, seus produtos e insumos agropecuários”, comentou Marcus.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, destacou o trabalho de combate ao crime nas regiões de fronteira. “O ministério está combatendo fortemente o narcotráfico e demais ilícitos na fronteira. São ações baseadas na integração das forças de segurança, em operações coordenadas e com foco na descapitalização do crime. Os resultados alcançados são expressivos. A ação integrada entre as forças federais e estaduais nas nossas fronteiras é crucial para impedir que o Brasil seja via fácil para o tráfico internacional de entorpecentes.”

O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras estabelece amparo e orientação para a criação dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras, que estão sob responsabilidade dos governos estaduais para a condução de operações interagências, com participação de atores municipais, estaduais e cooperação federal nas regiões de fronteiras.

“Os ilícitos fronteiriços com mercadorias, bens e materiais agropecuários são a principal forma de introdução e disseminação de pragas dos vegetais e doenças animais exóticas em áreas livres”, acrescentou o Affa.

Conforme o Affa, José Luiz Vargas, a Secretaria de Defesa Agropecuária está cada vez mais trabalhando em conjunto com outros órgãos de fronteira. “Somos representantes do Mapa no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e já executamos diversas operações em articulação com outros Serviços. Fóruns como este fortalecem o relacionamento entre os órgãos, tanto no entendimento da importância da Defesa Agropecuária e suas necessidades bem como no relacionamento interpessoal que faz toda a diferença quando precisamos trabalhar de forma integrada”, finalizou.