Comissão de Educação Sanitária da Superintendência de São Paulo recebe prêmio Pecuária Sustentável

A Comissão de Educação Sanitária (CES), da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), conquistou o segundo lugar na categoria Instituição Pública. A CES tem como missão a articulação interinstitucional para incentivar e fomentar estratégias de educação sanitária visando a promoção da Saúde Única no setor agropecuário.

Foram anunciados na sexta-feira (13) os vencedores das três categorias do "Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para Defesa Sanitária". Ao todo, 49 projetos de instituições públicas, privadas e do terceiro setor foram inscritos no concurso. Por conta da pandemia da Covid-19, o anúncio ocorreu forma online e os vencedores de cada categoria receberão certificado de premiação e um tablet.

A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), reconhece, premia e dissemina as boas práticas organizacionais e profissionais voltadas à educação e comunicação social em apoio às ações de defesa sanitária animal.

Dentre as ações mais importantes e recentes da Comissão de Educação Sanitária, estão duas publicações lançadas no I Fórum de Educação e comunicação em saúde única realizado pela Comissão, ‘Diálogos para a boas práticas no uso de produtos veterinários em animais de produção’ e ‘Diálogos para prevenção da Raça 4 Tropical da Fusariose em bananeiras’. É uma série de materiais didáticos produzidos com mensagem de voz, cartazes, infográficos, mensagens de textos para serem utilizados em ações educativas.

Há também o trabalho de prevenção de pragas que podem comprometer o cultivo de banana, no estado de São Paulo, em que uma equipe da SFA está fazendo levantamentos em propriedades rurais de diversas regiões do estado com o objetivo de garantir e manter o status de área livre da Raça 4 Tropical da Fusariose da Bananeira no Brasil e do Moko da Bananeira no estado

“Esse prêmio nos deixa muito motivados e mostra que estamos no caminho certo, que o Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa) deve considerar a educação em saúde única nas suas atividades, como tem feito a Comissão de Educação sanitária da SFA-SP há mais de 10 anos. Todos somos técnicos educadores, e a educação e comunicação em saúde única deve ser um dos pilares para o sucesso das ações desenvolvidas por um Affa”, disse Juliana do Amaral Moreira, uma das fundadoras e coordenadora da Comissão, e lotada na Utra Campinas.

Para mais informações sobre o CES, acesse o link https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/cesesp/a-cesesp

Aqui você encontra os trabalhos apresentados em Congressos e materiais produzidos pela CESESP: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/cesesp/publicacoes