Em ofício ao ministro Paulo Guedes, senador Kajuru cobra concurso para carreira

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) encaminhou um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, com a solicitação de concurso público para contratação de Auditores Fiscais Federais Agropecuários e servidores do Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária (PCTAF), no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) encaminhou um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, com a solicitação de concurso público para contratação de Auditores Fiscais Federais Agropecuários e servidores do Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária (PCTAF), no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (veja aqui)

Na justificativa, o parlamentar ressaltou que a pasta conta apenas com 2.500 Affas na ativa, o que representa uma redução de 40% da força de trabalho em relação ao ano de 1997 e que, dos ativos, mais de 50% encontram-se em condição de se aposentar ou próximos de implementar as condições para a aposentadoria. O senador lembrou ainda que a autorização da realização de concurso público para provimento de 612 cargos vagos da carreira de Affa e do PCTAF já havia sido formalizada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em um ofício de maio deste ano.

Ao demonstrar conhecimento da atuação da carreira, Kajuru ressaltou que “sem as inspeções e fiscalizações dos Affas, o país fica vulnerável à entrada de doenças e pragas que podem causar danos incalculáveis à saúde pública e prejuízos bilionários à economia”.

O tema é alvo constante de articulações do Anffa Sindical junto ao Executivo e ao Legislativo.