Affa lança livro sobre Medicina Veterinária e saúde

O Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa) Waldyr Brandão lançou recentemente o livro "A Missão de Um Médico Veterinário na Sociedade"

O Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa) Waldyr Brandão lançou recentemente o livro "A Missão de Um Médico Veterinário na Sociedade".

A obra consiste em uma coletânea de artigos publicados na imprensa, pelo autor, em Tupã  (SP) e região.

São 63 artigos que tratam de assuntos variados da Medicina Veterinária e da saúde pública em geral. Os textos foram publicados desde os anos 1970 até os dias atuais, em dezenas jornais como "O Imparcial", de Presidente Prudente, "Jornal da Manhã", de Marília, e "Jornal Superior”, "Folha do Povo", "Jornal da Região", "Jornal do Campo" e "Diário". 

Também tem textos publicados em revistas acadêmicas e em seu blog pessoal brandaomedvet.blogspot.com.

“Em vários  artigos abordo sobre inspeção, combate a produtos de origem animal clandestinos, sobre zoonoses, e em um dos artigos mais recentes falei sobre os Affas”, disse Waldyr. Ainda, complementa que por conta de sua atuação como Affa, levou ao leitor, 63 artigos com temas de interesse da saúde pública. 

O prefácio da edição foi feito pelo editor-geral do portal Higiene Alimentar, professor José Cezar Panetta, docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e membro das Academias Brasileira e Paulista de Medicina Veterinária.

Segundo o autor, os textos dos artigos sempre buscavam linguagem acessível a todos, que respeitasse todos os níveis de conhecimento e de formação. E é dessa forma que o médico veterinário Waldyr Brandão contribuiu para a divulgação da ciência Médica Veterinária, da inovação e da tecnologia, em especial os temas voltados à saúde pública, tanto a humana quanto a animal, e a relação entre os homens e a natureza.

O livro é um convite aos interessados no tema, aos profissionais da Medicina Veterinária, pesquisadores, professores e estudantes para uma reflexão acerca desta prática de amor à natureza.

Para adquirir e obter mais informações sobre o livro, escreva para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre o autor
Waldyr Brandão é morador de Tupã (SP) desde 1978. Nasceu em 1948, em Pinheiral (RJ), onde se formou Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e concluiu a Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1972.

Desde 7 de maio 1976 exerce o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, no Ministério da Agricultura, inicialmente na região de Presidente Prudente e atualmente na região de Marília. 

Fez Pós-graduação, com especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica na Universidade de Ribeirão Preto (SP) e Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Botucatu (SP).

Ao longo de sua carreira integrou inúmeras instituições como a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Tupã e Região, a Sociedade Protetora dos Animais de Tupã, a Academia Maçônica de Ciências e Letras da Alta Paulista, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Tupã e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573