Bioinsumos trazem economia de R$ 165 milhões no Brasil com produtos para controle biológico

Na segunda matéria sobre os Bioinsumos (leia mais), apresentamos os dados econômicos destes produtos, além das fontes de informação disponíveis, como aplicativos e webinars. Acompanhe.

Foto:gov.br

Em relação à oferta de crédito rural e de acesso a instrumentos econômicos para a implementação das biofábricas. atualmente existem duas modalidades disponíveis para impulsionar a produção de bioinsumos: 

PLANO SAFRA 2021/2022

Por meio do Programa INOVAGRO, é oferecida uma linha de financiamento para aquisição e construção de instalações para a implantação ou ampliação de unidades de produção de bioinsumos e biofertilizantes na propriedade rural, para uso próprio;

BNDES AGRO

Voltado às cooperativas, as linhas de crédito são liberadas por meio do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) para a aquisição de equipamentos para a produção dos bioinsumos. Nesses casos, os recursos são maiores e possibilitam a ampliação da participação de produtos dessa natureza a mais agricultores.

Em termos de números, os Bioinsumos estão presentes em cerca de 10 milhões de hectares aplicados ao controle biológico de pragas e em ao menos 40 milhões de hectares que são cultivados com bactérias promotoras de crescimento de plantas. Tudo isso se reflete numa economia anual de cerca de R$ 165 milhões no Brasil com a aplicação de produtos para controle biológico, e de U$13 bilhões com a exploração de inoculantes, somente com a cultura da soja.

O Programa Nacional de Bioinsumos atende a uma demanda crescente da sociedade por produtos mais sustentáveis e foi desenvolvido voltado às necessidades de inovação nos segmentos agrícola, aquícola, florestal e pecuário. 

Desse modo, espera-se estabelecer um ponto de vista contemporâneo a fim de incrementar a produtividade, fortalecer a produção e adicionar valor aos produtos agrícolas reduzindo o impacto na saúde e no meio ambiente, entregando assim, qualidade à sociedade brasileira.

Dentre as ações do Programa está a criação de um Catálogo Nacional de insumos biológicos, com o objetivo de facilitar o acesso a diversas informações sobre os Bioinsumos e onde encontrá-los. Assim, em 2020, foi lançado um aplicativo gratuito disponível para smartphones Android e IOS contendo dados sobre os inoculantes e os produtos para controle de pragas e doenças.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Embrapa Agricultura Digital (ex- Embrapa Informática Agropecuária), e apresenta informações sobre os inoculantes e produtos para controle de pragas registrados, que estão dentro do conceito de bioinsumos para a agricultura orgânica e outros sistemas produtivos. Confira.

 Aplicativo Android

Aplicativo IOS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento produziu um vídeo sobre os bioinsumos. Clique abaixo e saiba mais.



O mercado de bioinsumos no Brasil e no mundo cresce rapidamente. Só em 2020 mais de 95 produtos fitossanitários mais sustentáveis e de baixo impacto ambiental foram registrados no MAPA, um recorde que representa quase o dobro do número de registros dos dois anos anteriores. Até dezembro de 2021, havia 77 produtos com base sustentável registrados no MAPA, totalizando quase 500 produtos registrados no Brasil.

“Os bioinsumos são uma ferramenta importante na agricultura regenerativa e na absorção de gases do efeito estufa (GEE). Têm ainda forte alinhamento ambiental, pois permitem a reciclagem de nutrientes no solo e a transferência de parte do carbono da atmosfera para o solo”, finalizou o AFFA Engenheiro Agrônomo Paulo Mocelin.

Abaixo o leitor pode conferir o Webinar Bioinsumos: Desafios e Possibilidades, no qual fporam apresentadas as potencialidades, desafios e oportunidades para o desenvolvimento e aplicação de bioinsumos na agricultura.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573