Enagro divulga informes sobre processo de seleção para adidos agrícolas

A última nomeação de novos adidos agrícolas ocorreu em  2021. Na oportunidade, nove vagas foram ocupadas por Auditores Fiscais Federais Agropecuárias

 

A Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou informes relativos à abertura de inscrições para processo seletivo interno de candidatos ao posto de adido agrícola, que ocorrerá em breve. Segundo a Escola, a previsão é de que as vagas estejam destinadas para cinco representações diplomáticas, que são em Angola, na Bélgica (UE), na Colômbia, no Egito e em Marrocos.

Exigências – Aos candidatos serão exigidos certificados de proficiência nos idiomas inglês ou espanhol (conforme o destino pretendido), nível B2 ou superior, ou nível correspondente, de acordo com o quadro comum europeu de referência para línguas. No caso de teste que possua pontuação independente para diferentes habilidades linguísticas, o nível indicado deverá ser individualmente alcançado em todas as habilidades (interpretação, leitura, fala e escrita), entre outras documentações.

Para a cidade do Cairo, no Egito, Bruxelas, na Bélgica, e Rabat, capital do Marrocos, será exigido certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS, ECCE ou Cambrige).

Para os postos de adidância em Bogotá, na Colômbia, o candidato terá que apresentar certificado de proficiência em espanhol (DELE OU SIELE).

Certificados – Para o idioma inglês, por meio do TOEIC, TOEFL e IELTS, serão aceitos os certificados emitidos desde julho de 2015. Para os que possuem proficiência no mesmo idioma por meio do ECCE e de Cambridge, serão aceitos os certificados independente da data de sua missão.

Aos que que forem apresentar certificados de proficiência para o idioma espanhol, no caso do DELE, este será aceito independente da data de sua emissão. Já em relação ao SIELE, serão aceito os emitidos desde 2015.

Para à candidatura à Angola, não será exigido certificado de proficiência. Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 Fonte: Revista Agroanalysis da FGV 

Affas adidos- A última nomeação de novos adidos agrícolas ocorreu em  2021, quando nove Affas foram designados para integrar o grupo de profissionais que atuam em missões diplomáticas no exterior focados na promoção do setor agropecuário brasileiro. (veja aqui).

A ocupação de Affas à adidância agrícola é um dos pleitos do Anffa Sindical, uma vez que a carreira é considerada a mais qualificada por se tratarem de experts em questões sanitárias e potenciais nichos de produtos que o Brasil deseja importar e exportar.

Fonte: com informações da Enagro

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573