AFFA realiza trabalho social em MG e recebe diploma de Mérito pela Casa Branca, nos EUA

"Creio que o fato de um AFFA ser homenageado pela Casa Branca e por uma universidade norte-americana mostra à sociedade que somos pessoas preocupadas com aqueles ao nosso entorno, que prezamos pelo estar de toda a sociedade."

Foto: Alan Silva

Luiz Galeote Ywasaki é médico veterinário há 41 anos e atua há 20 anos no MAPA. Faixa preta de quarto grau em karatê, pratica a arte marcial há 46 anos, e conta que a paixão pelas artes marciais é um sonho de infância. “Quando eu era criança queria muito aprender judô, mas minha família não tinha condições de pagar uma academia.” Dessa motivação surgiu o sensei que atua como voluntário há 32 anos, ensinando a arte do karatê para jovens carentes de maneira gratuita. Atualmente ele dá aulas na Universidade Federal de Itajubá-MG, onde também atua como médico veterinário no SIF 1883.

No último dia 29/11, Luiz recebeu o título de doutor honoris causa pela Erich Fromm University, universidade norte-americana, em razão de seu trabalho social. Ele conta como foi feito o contato para o recebimento dessa homenagem. “Sou conhecido no karatê brasileiro. Já estive capa da revista Master, no Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais apresentando minha biografia em três idiomas, e por último saí no Livro dos Grandes Mestres norte-americano. Anualmente a Casa Branca homenageia pessoas que fazem trabalhos voluntários em diferentes áreas, e em 2021 foram escolhidos professores voluntários em diferentes áreas das artes marciais: Karatê, judô, jiu-jitsu e etc. Assim, conhecendo minha trajetória no esporte, o editor do livro norte-americano entrou em contato com o editor do livro brasileiro querendo incluir meu nome na homenagem daquele ano.” No mesmo dia houve também uma solenidade assembleia dos deputados em São Paulo/SP.

A rotina do médico veterinário e também sensei é intensa. “Sempre dei aula nos lugares em que trabalhei como veterinário. Atualmente dou aula na UNIFEI nas terças e quintas-feiras,  das 12h30 às 13h30 e das 17 às 18h.” e complementa destacando o compromisso de seus alunos: “Às vezes marco treino nos sábados e/ou domingos e os alunos vão. Já tivemos aulas no Natal, no Ano Novo e até na sexta-feira santa”, conta satisfeito o professor que tem 26 alunos regularmente matriculados.

Em meio à rotina de treinos e aperfeiçoamento de seus alunos, Luiz atua no SIF das 6h às 16h, faz uma graduação em educação física e uma pós em artes marciais. Além disso, possui dois títulos de Mestre e quatro pós-graduações na área de medicina veterinária e agronegócio.

Em um trecho do texto assinado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, lê-se a seguinte avaliação: “Ao partilhar o seu tempo e paixão, você nos ajuda a descobrir e a apresentar soluções para os desafios que enfrentamos - soluções de que precisamos agora mais do que nunca. Vivemos num momento que exige esperança, luz e amor. Esperança para o futuro, luz para ver caminho em frente, e amor uns pelos outros. Através de seu serviço, você nos fornece os três.”

O Auditor Fiscal Federal Agropecuário entende que seu trabalho social reflete na formação desses jovens e relaciona essa atividade ao atual momento de mobilização dos AFFAs. “Estamos lutando pela melhoria de nossa carreira. Ao mesmo tempo, creio que o fato de um AFFA ser homenageado pela Casa Branca e por uma universidade norte-americana mostra à sociedade que somos pessoas preocupadas com aqueles ao nosso entorno, que prezamos pelo estar de toda a sociedade”, avalia.

Luiz Galeote irá se aposentar no próximo ano, momento no qual se dedicará apenas à arte marcial e conta que já foi informado de que, por volta do meio deste ano, será homenageado em outras duas publicações de destaque no esporte, o Livro dos Principais Faixas-pretas do Brasil, e a edição de 2022 do Livro dos Grandes Mestres, em novembro.

O sensei finaliza sua reflexão ponderando sobre seu desejo para os alunos e seus colegas AFFAs. “Procuro ensinar para esses jovens as técnicas de karatê e sua filosofia para que eles sejam campeões na vida, para que sigam o caminho do bem e usem o karatê somente em caso de legítima defesa. Adoro meus alunos e alunas. Eles me respeitam, reconhecem meu trabalho e isso importa muito. Espero com isso conseguir incentivar meus colegas a sermos cada vez mais participativos em  nossas comunidades, não apenas com nosso trabalho como Auditores, mas como cidadãos.”

11 Brasileiros homenageados

Na mesma ocasião, o senador Marcos do Val também recebeu o título de Dr. Honoris Causa (foto abaixo). O senador, que foi instrutor da SWAT em Los Angeles por 20 anos, também é praticante de artes marciais e já foi homenageado no Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais. Na imagem o senador entrega título idêntico a Robson Maciel, maior nome do karatê brasileiro.

Confira abaixo os títulos recebidos pelo AFFA, assim como aparições em publicações de destque no esporte.

Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais
Participação do AFFA Luiz Galeote Ywasaki no Livro Nacional dos Grandes Mestres das Artes Marciais
Participação do AFFA Luiz Galeote Ywasaki na Revista Master
Participação do AFFA Luiz Galeote Ywasaki no Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais, edição EUA