AFFA participa da 21º AveSui com palestra sobre resistência a antimicrobianos

Sob coordenação da EMBRAPA temas como nutrição, otimização dos custos de produção, bem-estar animal e produção sustentável serão debatidos no Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos.

Foto: AviSui.com

Inserida no painel de bem-estar e produção animal está a palestra: “Políticas públicas para a prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária”, conduzida pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário e Chefe da Divisão de Programas Especiais - DIPE/CGPV/DSA – MAPA Diego Menezes de Brito.

Segundo Diego, a importância de se discutir o tema traz consigo a necessidade de implantação de um entendimento global sobre a resistência aos antimicrobianos, além da importância de incentivar as melhores práticas entre o público em geral, estudantes, trabalhadores da saúde e formuladores de políticas para evitar o surgimento e a disseminação da resistência aos antimicrobianos.

“A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública, com importante impacto na saúde humana e animal”, informa, “por isso os médicos veterinários devem respeitar o seu código de conduta profissional prescrevendo antimicrobianos com base em conhecimentos clínicos e epidemiológicos, e sempre que possível respaldado por diagnósticos laboratoriais, não sendo influenciados direta ou indiretamente por incentivos econômicos”, alerta o Affa.

Diego pontua que embora o desenvolvimento da resistência aos antimicrobianos seja um fenômeno natural dos microrganismos, tem-se percebido maior pressão seletiva e disseminação de casos no mundo devido a diversos fatores tais quais o mau uso de medicamentos antimicrobianos veterinários e humanos, a insuficiente regulamentação e fiscalização do uso desses medicamentos, entre outros que serão apresentados em sua fala.

“É necessário o uso prudente e responsável dos antimicrobianos, seja na saúde animal ou na saúde humana”, enfatizou o colega.

A palestra acontece às 14h20 de amanhã (27/04) na sala 01 do Pavilhão do Lar Centro de Eventos, em Medianeira-PR, durante o 20º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos.