Núcleo da Agricultura no governo de transição é ampliado

No último dia 16, o Anffa Sindical noticiou os participantes do grupo técnico da Agricultura no governo de transição (relembre aqui).

Foto: Valter Campanato - Agência Brasil

Com nomes como os ex-ministros Kátia Abreu e Neri Geller, o agropecuarista e senador Carlos Fávaro, o engenheiro florestal Joe Valle, etc, na última sexta-feira (02) outros dezesseis representantes de entidades do agro também foram convidadas a integrar o grupo que discutirá o atual funcionamento dos órgãos da administração pública, bem como a preparação dos primeiros atos normativos para quando o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, assumir a Presidência em janeiro de 2023.

Assim, somaram-se ao grupo inicial, Cósam de Carvalho Coutinho, auditor fiscal federal agropecuário, ex-adido agrícola em Moscou, e ex-diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Marcelo Medina Osório; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, entre outros.

É importante destacar que Neri Geller (PP-MT) e Carlos Fávaro (PSD-MT) foram os responsáveis por dialogar com os empresários do agronegócio durante a corrida presidencial. Agora, ambos trabalham para a diminuir a resistência a Lula na FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), bancada que conta com 280 integrantes e foi apoiadora de Jair Bolsonaro, derrotado na última eleição.

No último dia 21/11 Geller afirmou em entrevista que a ala mais moderada do setor já cedeu e está dialogando com o grupo de transição. “Se você representa o setor e não está satisfeito com algo, tem que sentar à mesa e reivindicar. Quem não vier, vai ficar para trás”, alertou.

Interlocução

O Anffa Sindical tem estado em contato com os participantes do GT desde a definição dos primeiros nomes, a fim de defender os interesses da carreira e garantir a concretização de pautas fundamentais para os auditores agropecuários, conforme noticiado aqui e aqui. Diante da ampliação do grupo técnico, o Sindicato solicitou uma reunião com toda a equipe de transição, com perspectivas de que ocorra na na próxima semana.

Confira abaixo a lista de 16 nomes que se somam aos oito iniciais no GT da Agricultura

• Marcio Portocarrero - diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa);

•Clara Pedroso Maffi -  gerente de relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB);

•Marcelo Medina Osório - diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA);

•Antônio Jorge Camardelli - presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec);

•Renato Cunha - presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (Novabio) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE);

•Miguel Ivan Lacerda - Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);

•Carlos Ernesto Augustin - empresário e produtor de sementes de soja, membro da diretoria da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem);

•Arno Jerke Junior, ex-diretor da Conab e ex-coordenador técnico do Instituto CNA;

•Cósam de Carvalho Coutinho, ex-adido agrícola em Moscou, fiscal federal agropecuário e ex-diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa);

•Dalton Gomes Martins, funcionário da liderança do PSD na Câmara dos Deputados;

•Eduardo de Souza Martins, ex-presidente do Ibama;

•Fernando Olinto Meireles;

•Gereissat Rodrigues Almeida, ex-diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar;

•Gerson Luiz Mendes Teixeira, ex-presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária;

•José Carlos Vaz, ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura do governo Dilma Rousseff;

•Manoel Moacir Costa Macêdo, ex-chefe-geral da Embrapa Costeiros.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573