Auditor agropecuário é nomeado Superintendente Federal de Agricultura no RS

Presidente do Sindicato destacou a importância da meritocracia para a escolha de tais dirigentes.

José Cleber Dias de Souza - Auditor Fiscal Federal Agropecuário e Superintendente Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul

Na última semana, o engenheiro agrônomo e auditor fiscal federal agropecuário José Cleber Dias de Souza foi designado ao cargo executivo máximo do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Sul. Responsável por comandar e executar atividades e ações do MAPA no Estado, José Cleber é o oitavo servidor de carreira a receber a atribuição de superintendente, dentre os 27 Estados do País.

Tendo como princípio norteador de sua administração a gestão integrada com diversas instituições do setor, o Auditor agropecuário acredita que sua participação na elaboração de regulamentos técnicos da Lei de Orgânicos – que passou a vigorar em 2011 – bem como a atuação posterior direcionada à formulação de acordos de reconhecimento mútuo que facilitassem o trânsito e comércio de orgânicos certificados entre os países do Mercosul, foram diferenciais que oportunizaram sua escolha para o cargo.

“Conseguimos construir ao longo desse período um processo de diálogo, avaliação, planejamento e execução de ações com as organizações de agricultores, mas também com instituições públicas que têm relação com essas temáticas” , avaliou.

Diante da nomeação que aconteceu no último dia 27/04, o agora superintendente reafirmou seu compromisso em fortalecer o diálogo com as organizações do setor agropecuário, coordenando as agendas de cada integrante “para que a gente nem se sobreponha nem faça competição.”

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, parabenizou o colega e destacou a importância da ocupação de cargos da alta gestão técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária por servidores da casa.

“Há bastante tempo temos pontuado a importância de se observar critérios meritocráticos para a designação desses cargos e ficamos felizes pela nomeação de mais um servidor integrante de uma Carreira de Estado.”

Complementando que a observância dessa diretriz traz benefícios a toda a sociedade, o presidente finalizou certificando que os auditores agropecuários estão preparados para assumir tais desafios.

“O fato de o servidor já possuir as habilidades técnicas, fundamentais para o desenvolvimento do trabalho na superintendência de agricultura de seu Estado, fortalece não só a nossa carreira, mas também as atividades auditoria e fiscalização brasileiras.De posse de tais conhecimentos, otimiza-se o tempo que poderia ser perdido explicando aspectos elementares a uma pessoa de fora da carreira. Com isso o serviço se torna mais dinâmico, ágil e direcionado ao interesse público”, avaliou.

Até o momento outros sete servidores coordenam as atividades do MAPA nos postos-chave de seus Estados, são eles:

Amazonas - Guilherme de Melo Pessoa
Goiás - José Eduardo de França