Affas apreendem 37 toneladas de agrotóxicos irregulares em Goiás. Indústria revela que ¼ da produção nacional é fraudada

Em operação conjunta com a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas e Sanidade Vegetal de Goiás (SISV-GO) realizaram a apreensão de 37 toneladas de agrotóxicos na cidade de Caldas Novas - GO.

Affas apreendem 37 toneladas de agrotóxicos irregulares em Goiás. Indústria revela que ¼ da produção nacional é fraudada
Foto: Divulgação

O material foi localizado em um galpão e em uma propriedade rural da cidade. Além dos itens falsificados, foram localizados também diversos produtos vencidos que seriam diluídos e acrescidos de matérias primas, como corantes e espessantes, para mascarar o produto falsificado que depois seria reenvasado. O Auditor Agropecuário Leonardo Amorim falou um pouco mais sobre os riscos que essa prática pode causar.

“A degradação das moléculas dos produtos vencidos, bem como sua diluição, resulta em um produto sem eficiência, com presença de compostos químicos possivelmente mais tóxicos ao ser humano e meio ambiente do que os princípios ativos avaliados no registro do produto.”

De acordo com Leonardo, frequentemente são investigadas ocorrências de importação de produtos agrotóxicos proibidos, sem registro ou falsificados, bem como de locais de falsificação e produção sem registro, que são encontrados por meio de fiscalizações de rotina e troca de informações com órgãos de fiscalização ambientais, órgãos de defesa agropecuária estaduais e forças de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Militar e PRF.

Dados da indústria de produção de agrotóxicos no Brasil revelam que 25% dos produtos são falsificados, o que acarreta uma série de perigos à saúde pública, como explicou o Affa.

“Os agrotóxicos ilegais, sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas. Quanto à saúde dos trabalhadores rurais e consumidores desses produtos, também há séria ameaça devido à exposição a ingredientes ativos e componentes desconhecidos, assim como acontece na fauna e na flora, uma vez que essas substâncias químicas desconhecidas podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental”, alertou.

Nesse contexto percebe-se a importância da atuação do Mapa por meio do trabalho desenvolvido pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, complementou Leonardo. A atividade de fiscalização do Mapa é essencial para a garantia da qualidade dos insumos agrícolas já que todo o processo produtivo desses itens é acompanhado de perto por esses profissionais. 

“Desde a fiscalização direcionada às pesquisas para avaliação de novos produtos, a análise minuciosa de ensaios realizados para o registro de novos produtos, a entrada dos insumos nas fronteiras, portos e aeroportos até a fiscalização e realização de inspeções e coleta de amostras nos fabricantes e importadores devidamente registrados, tudo passa pelo crivo dos Auditores Agropecuários.”

Histórico

Atuando fortemente no combate às fraudes e falsificações a fim de que esses produtos não cheguem ao mercado, nos últimos 6 meses o Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas e Sanidade Vegetal de Goiás prestou apoio a uma operação em Caiapônia na qual foram apreendidos 1000 kg de agrotóxico contrabandeado, em Maio. Em dezembro de 2023, em uma operação na região de Goiatuba, foram apreendidas aproximadamente 13 toneladas de agrotóxicos irregulares, a maioria falsificados e roubados.

Nesse mesmo período também foram realizadas quatro operações com apreensão de agrotóxicos microbiológicos sem registro no Mapa, sem comprovação da eficiência do produto, e sem comprovação de garantia de inocuidade e concentração do produto. No total foram apreendidos aproximadamente 120 mil litros de produtos já embalados e prontos à venda.

No caso das operações em Caldas Novas e Goiatuba, o material apreendido foi destruído de forma ambientalmente adequada com o apoio da CropLife Brasil. Nas demais, os produtos apreendidos ainda aguardam destinação no processo administrativo correspondente.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573