Cinco toneladas de agrotóxicos ilegais são apreendidas em Santa Catarina

Foto: Mapa

O Ministério da Agricultura e a equipe de Auditores Fiscais Federais Agropecuários da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA-PR) recolheram cinco toneladas de agrotóxicos e embalagens ilegais que foram apreendidos em Santa Catarina.

A apreensão foi realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e por outros órgãos responsáveis pelo combate aos agrotóxicos ilegais, na última semana.

O Auditor Agropecuário Roberto Siqueira Filho, que coordenou o recebimento dos produtos, destacou, em nota, que essa apreensão representa apenas uma pequena parte do que tem sido retirado do mercado pelas equipes de auditoria e fiscalização do ministério e dos órgãos estaduais de fiscalização agropecuária em Santa Catarina.

Entre os produtos apreendidos estão agrotóxicos ilegais, que eram falsificados e contrabandeados, além de embalagens e matérias-primas de produtos utilizados na fabricação clandestina de agrotóxicos e outras fraudes.

O ministério informou que os produtos apreendidos foram todos agregados em uma carga e transportados pela equipe da Cidasc até o depósito licenciado, que fica no município de Ibiporã (PR). No local, ficarão armazenados até o encaminhamento para a destinação final, que será a incineração em fornos apropriados, realizado por empresa autorizada e licenciada, garantindo a devida proteção ambiental.