Mapa publica resultados do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes da Área Vegetal

De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Mapa, Fábio Florêncio Fernandes, o PNCRC-Vegetal é uma das ações desenvolvidas pelo Mapa para incentivar a adoção de boas práticas agrícolas para reduzir o uso de agroquímicos nas lavouras.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17) os resultados do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes da Área Vegetal (PNCRC/Vegetal) referente ao ano-safra 2014/2015. Algumas culturas, como arroz, banana, batata, manga e soja, apresentaram 100% de conformidade nesse ciclo agrícola.

Além do arroz, banana, batata, manga e soja, o PNCRC analisou as seguintes culturas: abacaxi, alho, amêndoa de cacau, alface, amendoim, beterraba, café, castanha do Brasil, castanha de caju, cebola, cenoura, feijão, kiwi, laranja, maçã, mamão, milho, morango, pera, pimenta do reino, pimentão, tomate, trigo e uva.

“Os menores índices de conformidade, em média, foram detectados no morango, pimentão e pera”, diz Fernandes. Segundo ele, os problemas ocorreram devido a substâncias de agroquímicos não permitidas para essas culturas, embora autorizadas para outras. “Também foram verificados, em alguns casos, valores de agroquímicos acima dos limites máximos de resíduos (LMRs) tolerados para a cultura.

O Mapa vem trabalhando para impedir esses casos, assinala Fernandes. Uma das ações do ministério busca facilitar o registro de produtos agroquímicos para pequenas culturas. Com isso, acrescenta o diretor do Dipov, o governo quer sanar alguns problemas de mau uso de agroquímicos.

Fernandes ressalta ainda que todas as análises feitas por meio do PNCRC-Vegetal são realizadas em unidades da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários (Lanagro) ou credenciados, com métodos analíticos validados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários do Mapa. “Já os limites máximos de resíduos de agroquímicos aceitáveis, por produto de origem vegetal, constam de monografias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.”

Fonte: Cenário MT com informações do ministério da Agricultura