Participação sindical de aposentados é essencial para garantia de direitos

Para Anffa Sindical, trabalhadores aposentados têm muita experiência para compartilhar e sua participação traz diversidade aos debates.

Mesmo que não estejam mais na ativa, os aposentados são parte importante de qualquer categoria e sua atuação junto aos sindicatos permanece essencial para a defesa de direitos. No Dia dos Aposentados, celebrado em 24 de janeiro, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) incentiva esses trabalhadores a participar das atividades de suas respectivas associações, trazendo experiência e diferentes pontos de vista em prol da categoria.

"Nós queremos que os aposentados participem de alguma forma", conta o diretor de Aposentados e Pensionistas do Anffa Sindical Clóvis Fantoni. "Seja trazendo demandas para o sindicato, seja participando de todos os eventos e reuniões que realizamos", continua.

Dos 4.400 filiados ao Anffa Sindical, metade é composta por aposentados – o que confirma que sua atuação é relevante para a categoria. Para incentivá-los, o sindicato realiza periodicamente encontros em todos os estados, bem como oferece cursos de preparação para servidores que estão próximos da aposentadoria com palestras de economistas, médicos, nutricionistas e psicólogos. A entidade oferece ainda uma cartilha com informações detalhadas sobre aposentadorias e pensões.

"Incentivamos e buscamos envolver os aposentados em todas as nossas demandas de apoio à categoria", afirma o presidente do Anffa Sindical e Auditor Fiscal Federal Agropecuário aposentado Maurício Porto. "Como servidores aposentados, eles podem ter se afastado das atividades diárias, mas continuam sendo profissionais importantes para o segmento, com muita experiência. Sua contribuição faz muita diferença", continua.

Em contrapartida, a atuação sindical e apoio da entidade ajudam a aliviar a ociosidade e o sentimento de isolamento que podem vir com o afastamento da rotina de trabalho e dos colegas ainda na ativa.

"Um dos principais objetivos da nossa gestão é incentivar a participação dos aposentados nas atividades do sindicato", conta Fantoni. "Quanto maior essa participação, maior a diversidade de pontos de vista que teremos para lutar pelas demandas da categoria", continua.

"O Anffa Sindical cumprimenta todos os servidores aposentados e agradece por seus anos de dedicação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agradecemos em especial aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, cuja carreira é essencial à defesa da saúde pública e do sucesso agropecuário brasileiro", finaliza Maurício Porto.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários - O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Fonte: Re9 assessoria