Nota de falecimento – Édison Armando de Franco Nunes

Faleceu nesta sexta-feira, 19/03, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa) Édison Armando de Franco Nunes, em decorrência da covid-19.
 

Nunes foi funcionário público federal, atuou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como Affa, onde aposentou-se em 1997. Natural de São Gabriel - RS, graduou-se em Medicina Veterinária pela UFSM (1970), especializou-se em Serviço Veterinário de Higiene e Qualidade pela Universite de Bordeaux I (1979) e em Inspeção e Tecnologia de Carnes pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (1973). Livre docente pela Universidade de Passo Fundo aposentou-se como Professor Titular, criou o curso de Medicina Veterinária da UPF e idealizador do Hospital Veterinário da instituição. Foi coordenador do curso de Veterinária, chefe de Departamento, membro do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores. Participou ativamente de entidades de classe como ABRAVES, CRMVRS e SOVERGS.

No período de 1993 a 1995, foi secretário municipal de Agricultura em Passo Fundo, oportunidade em que criou de forma pioneira no Brasil o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. Entre abril de 1995 e maio de 1996, desempenhou a função de diretor do Departamento de Produção Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi vereador de Passo Fundo (RS) por três mandatos, de 1997 a 2000, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Em 2013, assumiu a Secretaria de Captação de Recursos na gestão do prefeito Luciano Azevedo, atuando posteriormente como Secretário de Transparência e Relações Institucionais até o final de 2020.

Edison, ainda, ocupava a cadeira de Nº 17 da Academia Rio-grandense de Medicina Veterinária (Arimeve). Deixa a esposa Cléa, filhos e netos.

O Anffa Sindical lamenta a perda de um grande colega.

 

Homenagens

“Édison foi um exemplar líder de classe e de sua comunidade. Colega atuante na carreira e na medicina veterinária, profissão que amava e defendia com devoção.  Foi um colega íntegro, construtor de pontes e defendia suas convicções com educação. Deixa um legado exemplar como homem, médico veterinário e pai de família”. Consuêlo Garrastazu – diretora de Relações Institucionais

“Uma tristeza imensa, vai fazer muita falta. Era um colega e amigo excepcional, dedicadíssimo às nossas causas. Deus sabe das suas qualidades e vai colocá-lo em lugar de destaque lá em cima. Estamos todos rezando pela sua esposa, Cléia, que está hospitalizada por conta da covid-19 e inspira cuidados”. José Luiz Castilhos – diretor de aposentados e pensionistas.

“Perda irreparável e lacuna impreenchível com a morte do colega Édson Nunes. Que sua história sirva de espelho para os novos colegas que hoje se somam à nossa carreira! Descanso eterno”! Simplício Alves – coordenador do Conselho de Delegados Sindicais.

“Excelente profissional, com uma efetiva atuação classista na categoria Médica Veterinária e na carreira de Auditoria e Fiscalização Federal Agropecuária, com grande destaque político em sua vida pública, tendo contribuído sobremaneira em todos os segmentos em que atuou, no Ministério da Agricultura, no município de Passo Fundo e no estado do RS. Nosso reconhecimento, agradecimentos e homenagens ao valoroso colega Édison Nunes”! Maurício Porto – ex-presidente.

“É lastimável o falecimento do colega Édison Nunes. Excelente chefe de família, grande amigo e companheiro. Profissional extremamente competente e capacitado, estava sempre engajado às lutas classistas tanto no conselho de medicina veterinária quanto no Anffa Sindical. Vai deixar uma grande lacuna nas instituições em que participava e, principalmente, entre os amigos. Tive a honra e o prazer de conviver por vários anos com ele. Foi um período de grande aprendizado político e humano. Que Deus o receba em seus domínios e que dê paz e resignação à família”. Marcos Lessa – ex vice-presidente.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573