Por uma visão expandida da comunicação e relações sociais do Anffa Sindical 

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Hoje, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários estão completamente envolvidos com pautas voltadas à reestruturação remuneratória e à valorização da carreira. Ações que absorvem esforços dos dirigentes e da estrutura corporativa do Anffa Sindical.As pautas são a base, a estrutura necessária para que uma carreira possa emergir, evoluir, criar, desenvolver. Diria, emancipar-se. Para vencer tantas dificuldades, é essencial o reconhecimento externo, o que consolida a necessidade do Anffa Sindical cada vez mais se integrar e comunicar com o entorno econômico e social da carreira. Não somente nos momentos de crise.


Em um campo expandido, o sindicato precisa construir relações próximas com o meio social e vice-versa. Nessa via de mão dupla, não há como limitar as relações sociais do sindicato exclusivamente às pautas corporativas sem absorver outras requeridas pela sociedade. Em outras palavras, para que se engajem em nossas pautas, precisamos nos engajar às deles. Em uma parceria, devemos estar dispostos a dar, a ceder, mesmo antes de receber.


Nesse sentido, a comunicação do Anffa Sindical já não enxerga o filiado como único interlocutor. Os públicos-alvo envolvem, entre outros, fiscalizados, prestadores de serviço, consumidores, produtores, políticos, imprensa, judiciário, gestores públicos, outras carreiras e colaboradores. Por trás de cada CNPJ, brasão, órgão, marca, toga, há sobretudo cidadãos. E pesquisas apontam que em 2025 cerca de 45% deles vão decidir – sobre trabalho, consumo, relacionamento, lazer, parcerias etc. - com base em aspectos voltados à inclusão social, meio ambiente, governança, ética e transparência. Gente de carne e osso que nestes tempos de relação íntima com o smartphone e o on-line ressignificou rotinas e valores, sempre bombardeado por gigas e gigas de informações.


Então, quais as interseções entre a carreira e os temas pulsantes na sociedade? Quase interesses transversos nos unem? São intrinsicamente inseparáveis das atividades voltadas à auditoria e fiscalização federal agropecuária e, portanto, cada vez mais farão parte do repertório do Anffa Sindical, temas como segurança alimentar, alternativas alimentares, meio ambiente, exclusão social, bem estar animal, entre outros. Ou o Anffa Sindical caminha para o engajamento a esses temas ou, caso contrário, a punição será cada vez mais o isolamento e até o boicote.
Para isso, a comunicação sobre aspectos ambientais, sociais e de governança precisa ser verdadeira, refletir realmente os valores da carreira, com práticas verificáveis em sua instituição representativa, se possível mensuráveis.


Nesse contexto expandido, a comunicação do Anffa Sindical e suas relações sociais são compreendidas em uma dimensão transversal, como parte da governança sindical.  Não mais exclusivamente como meio de tarefas de apoio e de suporte para as atividades corporativas sindicais. 


Com efeito, mudanças nas formas de relacionamento com os diversos públicos exigem hoje uma comunicação sindical expandida. Conteúdo, oportunidade, meio e forma. Conteúdo ético, interessante e tecnicamente acessível. Oportunidade no sentido de continuamente avaliar se a discussão em pauta é realmente adequada ao momento. E por fim, escolher o melhor meio – impressos, e-mail, redes sociais, site, aplicativos etc. – e a melhor forma de entrega – vídeo, texto, carde, infográfico etc. 


A trilha é acidentada, porém inevitável. Há vespeiros. Sobretudo em ano eleitoral com forte polarização política e ideológica na sociedade e, por consequência, na carreira. Há que se ter cautela. Como dizem os catalães: “a poc a poc”. Ir evidenciando resultados concretos, impactos... Saber reconhecer, recuar quando necessário, compensar e avançar e avançar.
 

Anffa Sindical

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