Ter, Jan

Notícias do Sindicato

O ano de 2019 proporcionou aos filiados muitas oportunidades no campo do conhecimento. Essa é a conclusão do diretor de Formação Profissional do Anffa Sindical, Guilherme Coda, ao fazer uma retrospectiva das atividades da pasta. Entre elas, o curso "A Formação Econômica e Social do Brasil", ministrado pelo Dieese em parceria com a ENFF, em Guararema-SP. O dirigente lembra ainda do apoio da Diretoria na realização do curso de assessoria parlamentar organizado pelo CNM (Comando Nacional de Mobilização) e ministrado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), no mês de novembro em Brasília (DF).

A preparação da primeira turma ocorreu no mês de novembro, em Brasília. A intenção foi capacitar os AFFAs atuantes e trazer novos colaboradores nos trabalhos parlamentares.

“No V Conaffa os participantes tiveram a oportunidade da participar dos espaços de formação sindical, que abordaram temas como Liderança, Atividade Parlamentar, História do Movimento Sindical e Mobilização com Base na Educação Popular”, completou.

A valorização da Diretoria da iniciativa das Delegacias Sindicais na organização dos cursos de formação de interesse dos filiados nos estados foi outro destaque do ano.

Vale destacar a realização de palestras sobre os impactos da Reforma da Previdência, promovidas pela DS-PR, em Curitiba, e o curso sobre a História do Movimento Sindical, organizado pela DS-RS e ministrado pelo Dieese, em Porto Alegre. “Apoiamos ainda a participação de filiados nos cursos promovidos pelo Dieese de "Comunicação e Política na Era Digital" e "Comunicação e Expressão para Dirigentes Sindicais", realizados em Belo Horizonte e São Paulo”, resume Guilherme Coda.

No primeiro evento, citado pelo diretor, os participantes puderam analisar os impactos da tecnologia da informação no modo de fazer política e os desafios gerados para a comunicação e para a organização das entidades sindicais e sociais. No segundo, objetivo foi o aprimoramento da habilidade de compreender e ser compreendido no exercício da ação sindical. Para isso, o conteúdo abordou questões como respiração, articulação vocal e expressão corporal, uso do microfone, intencionalidade da expressão, entre outros.

Perspectivas - Para o ano que vem, a Diretoria prevê a organização da segunda etapa do curso de Formação Econômica e Social do Brasil e manterá o apoio ao CNM na realização da segunda turma do curso sobre Atividade Parlamentar.
Para 2020, o aprendizado obtido no curso de liderança sindical será ampliado aos membros do CDS (Conselho de Delegados Sindicais).

“Também manteremos o apoio às iniciativas de filiados e Delegados Sindicais que tenham interesse em participar e promover cursos de formação sindical”, finalizou Coda.

{Restrito}