Auditora Agropecuária participa de livro sobre epidemiologia veterinária

A obra aborda o assunto sob a ótica da saúde única, ao envolver humanos, animais e ambientes

A Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Tassia de Vasconcelos, participou da criação do livro “Epidemiologia Veterinária”, disponível pela editora Freita Bastos. A obra contempla outros quinze autores e aborda a epidemiologia veterinária sob a ótica da saúde única, ao envolver humanos, animais e ambientes.

O objetivo do livro é apresentar, por meio de uma leitura fácil e dialógica, o entendimento da epidemiologia veterinária para profissionais das diferentes especialidades que compõem a profissão, permitindo sua aplicação prática nas diferentes áreas, incluindo a Saúde Pública e a Sanidade Animal.

A participação da Auditora Agropecuária ocorre especificamente no capítulo 11, com a participação do Professor Flávio Moutinho (UFF). Ao longo do texto é abordada a vigilância epidemiológica animal no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

Para Tassia de Vasconcelos a obra é de grande importância para a profissão. “Nas diferentes áreas de atuação dos médicos veterinários, a epidemiologia veterinária mostra-se muito importante, oportunizando o acompanhamento da flutuação na frequência de doenças e agravos, e possibilitando a ação tempestiva para o controle ou erradicação do problema”, afirma.

Ela conta como a atuação de Auditora colaborou com a obra. “A participação de um Affa na obra agrega conhecimento prático da Defesa Agropecuária junto à literatura científica em epidemiologia veterinária”. Dessa forma, a categoria pode consolidar a importância de sua atuação junto às ferramentas de controle epidemiológico e sanitário do país. “Auxiliamos para a manutenção de nosso status sanitário perante parceiros comerciais internacionais, assim como para o avanço de negociações comerciais, além de contribuir, sem dúvida, para a saúde global”, explica.

Tassia de Vasconcelos diz também que participar desse projeto foi uma rica experiência de troca de saberes com a academia. “Já tinha participado de outras iniciativas e, por vezes, sozinha ou com parceiros, temos obtido uma rica coleção de conteúdo produtivo em temas da área, que tem sido publicada em revistas científicas no Brasil e no exterior”, conta.

Os autores ainda destacam o fato de o livro ser estritamente nacional, escrito de maneira a proporcionar uma leitura fácil e dialógica, tendo como pano de fundo o território, a realidade e as normas brasileiras.

A obra está disponível no site da Editora Freita Bastos (aqui).