Auditores agropecuários recebem condecorações como Cavaleiros da Ordem de Rio Branco

Homenagem acontece em reconhecimento aos seus serviços prestados em prol do país

Os auditores fiscais federais agropecuários Bivanilda Almeida Tapias e Nilson César Castanheira Guimarães, participaram, na última semana, da solenidade de entrega de suas condecorações como Cavaleiros da Ordem de Rio Branco, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em reconhecimento aos seus serviços prestados em prol do país.

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963 e tem o objetivo de exaltar serviços meritórios e virtudes cívicas, assim como estimular a prática de tais ações.

Os auditores agropecuários receberam o grau 5 da homenagem por reconhecimento de seus feitos como adidos agrícolas. Bivanilda, que é ex-adida agrícola na Embaixada do Brasil na Cidade do México, pontuou que o reconhecimento foi uma surpresa e que ficou satisfeita pelo resultado alcançado. “É maravilhoso obter esse reconhecimento, especialmente quando considerado o volume de responsabilidades que o adido agrícola possui.”

Ela, que esteve diretamente envolvida na abertura de mercado da carne suína para o México no ano passado, celebrou a relação de confiança estabelecida entre os dois países, o que permitiu que antigas barreiras fossem demovidas paulatinamente.

“Quando assumi a adidância, recebi um relatório de inconformidade dos produtos brasileiros que possuía 28 páginas. Aos poucos, com a cooperação entre as associações do setor privado, a área técnica do Ministério e a disposição de muitos colegas, as coisas passaram a fluir de maneira mais fácil. Assim, solucionamos uma a uma as questões apresentadas, negociamos o modelo de certificado e oficializamos a abertura desse importante mercado”, comemora.

Nilson Guimarães, engenheiro agrônomo com mestrado em inteligência econômica e gerenciamento estratégico, está desde 2007 no Mapa e atuou como adido em Rabat, na capital do Marrocos. Ele operou nas negociações para a abertura do mercado marroquino para ingredientes, premixes e aditivos de rações a partir do Brasil e descreve seu sentimento diante de tal homenagem: “Sinto muito orgulho por receber esta distinção, sinal de que o esforço e a dedicação empregados em meu trabalho têm gerado bons frutos”.