Reajuste 2024: Governo frustra novamente servidores e pede mais tempo para apresentar proposta para este ano

“Não vamos sossegar enquanto o governo não definir um percentual aceitável para a recomposição salarial em 2024”, afirmou Rudinei Marques, presidente do Fonacate.

Reajuste 2024: Governo frustra novamente servidores e pede mais tempo para apresentar proposta para este ano
Foto: Fonacate

Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 28, na sede do DNIT, em Brasília, o secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, disse que governo aguarda ainda a confirmação da arrecadação extra deste ano para a definição do reajuste para 2024.

“Não vamos sossegar enquanto o governo não definir um percentual aceitável para a recomposição salarial em 2024”, afirmou Rudinei Marques, presidente do Fonacate. Enquanto os dirigentes de classe estavam na reunião com o governo, servidores públicos federais de todo o país manifestavam do lado de fora do DNIT, com palavras de ordem como “Reajuste Já!”.

As entidades representativas dos servidores públicos federais reiteraram que, sem recomposição salarial já neste ano, não há acordo e as mobilizações serão intensificadas.

Elizabeth Hernandes, vice-presidenta do Fonacate e presidenta da ANESP, fez uso da palavra como uma das representantes do Fórum na reunião, e ponderou que os índices oferecidos até agora estão longe de repor as perdas acumuladas.

“As mulheres foram assediadas de todas as formas no governo anterior e essa é uma perda irreparável. Mas as perdas salariais podem ser reparadas”, analisou Hernandes, dizendo ainda que as as entidades confiam “em um governo progressista, que tem a democracia como valor inegociável, e entende a importância do serviço público e das pessoas que o exercem”.

Nova reunião da MNNP deve ocorrer em junho. Enquanto isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) dará continuidade às mesas específicas.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573