Ministério da Agricultura e Pecuária e Anffa alinham detalhes sobre concurso

Image by wirestock on Freepik

Na próxima quarta-feira (20), representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebem lideranças do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), para definir detalhes sobre a primeira edição do Concurso Nacional Unificado, anunciado pela pasta para ofertar 440 vagas e destas, 200 destinadas aos Auditores Agropecuários.

Este será o primeiro certame do “Enem dos Concursos”, proposto pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para ocupar cargos em órgãos federais, por meio de uma prova para diversos concursos. Janus Pablo, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), observa que a urgência para a realização desse concurso atende à alta demanda do setor agropecuário nacional – fator que pauta o sindicato na busca por um curso de formação no mesmo nível das carreiras atuais.

O último concurso do Mapa foi realizado em 2017, quando foram oferecidas 300 vagas para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário. Há quase 6 anos, não houve novo certame para ocupação de cargos na pasta, o que reforça a urgência do concurso, como observa o presidente do Anffa. “Em 2008, eram cerca de 3,5 mil auditores em atividades no Brasil. Hoje são apenas 2,3 mil auditores ativos. Uma queda brusca que não acompanhou a evolução do agronegócio brasileiro”, comentou Janus Pablo.

CONTATO ASSESSORIA

FSB Comunicação