Delegacia Sindical de São Paulo orienta filiados do Porto de Santos sobre ações de mobilização

Delegacia Sindical de São Paulo orienta filiados sobre ações de mobilização
Foto: Anffa Sindical

De acordo com o diretor de Política Profissional do Sindicato, Henrique Pedro Dias, o encontro foi motivado pela necessidade de unificar diretrizes da mobilização em prol da reestruturação remuneratória das categorias. “Todos nós, Auditores e Técnicos Agropecuários, estamos muito insatisfeitos com a ausência de proposta até o momento por parte do governo. Ao mesmo tempo, temos também altas expectativas perante a proposta que virá do MGI.”

Conforme divulgado no último dia 11, (saiba mais aqui) o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou a realização da segunda audiência das Mesas Específicas de Negociação com as carreiras do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ocasião na qual espera-se que o governo apresente uma proposta de atendimento às pautas dos Auditores Agropecuários e Técnicos do Ministério. 

O diretor explicou que de início o movimento consiste no atendimento às atribuições dos servidores da pasta com foco no limite dos prazos legais, ou seja, não haverá realização de horas extras não remuneradas e os serviços serão priorizados conforme o quantitativo de Affas e Tffas em cada unidade. “A depender da proposta do governo, ações incisivas serão adotadas, mas até lá não haverá radicalização”, garantiu.

Henrique complementou ainda lembrando alguns números que demonstram a importância do Porto de Santos, assim como o déficit de pessoal que se avoluma há anos.

“Atualmente Santos é o maior porto do Brasil, vistoriando cerca de 60 mil contêineres/mês. Essas atividades têm sido desempenhadas por uma equipe de 17 engenheiros agrônomos, 07 médicos veterinários, 06 AAAS, 05 agentes de inspeção e 05 agentes administrativos. Conforme levantamento realizado pelo Anffa Sindical, para o pleno atendimento das demandas que chegam aos setores seria necessário mais que o dobro do quantitativo de servidores. Uma composição ideal teria a presença de 48 Affas engenheiros agrônomos, 16 Affas médicos veterinários, 4 Affas nas demais áreas de formação (farmacêuticos, químicos ou zootecnistas) e 43 Técnicos em Fiscalização Agropecuária.”

Quantidade atual de servidores  Quantidade ideal de Servidores
17 Affas engenheiros agrônomos 48 Affas engenheiros agrônomos
07 Affas médicos veterinários 16 Affas médicos veterinários
06 AAAS 04 Affas (farmacêuticos, químicos ou zootecnistas)
05 agentes de inspeção 43 Técnicos em Fiscalização Agropecuária
05 agentes administrativos  


Segundo o diretor, atualmente o Porto opera em esquema de força-tarefa para a manutenção dos serviços desempenhados no local. “Por conta do alto volume de fiscalizações no período de Natal e ano novo, estamos com um atraso de análise e deferimento de quatro dias, processo esse que em períodos normais ocorre em 48 horas.”

Nesse sentido, Henrique lembrou também que, sempre que servidores são deslocados para o cumprimento de forças-tarefa, as atividades de rotina são interrompidas, já que há poucos Auditores Agropecuários em exercício não apenas em Santos, mas em todo o País. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários há 2.337 Affas ativos atualmente, o que representa um déficit de cerca de 1.600 servidores. 

Participaram da reunião como membros da DS-SP a delegada sindical do estado, Gisele Camargo; o diretor de planejamento, Luiz Felipe da Conceição e o secretário de finanças Danilo Kamimura. Representando a Direx, estiveram presentes o diretor de política profissional, Henrique Pedro Dias e o suplente, Montemar Onishi.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573