Affas cobram valorização da carreira durante visita do Presidente Lula a frigorífico em Mato Grosso do Sul

Com o ingresso des novos mercados de exportação, a previsão é que haja um aumento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, e demais autoridades do governo estiveram na manhã de hoje (12) em uma das 38 novas plantas frigoríficas recém habilitadas a exportar produtos de origem animal para a China. Especificamente, a comitiva visitou uma das unidades da JBS, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e contou ainda com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do deputado federal Vander Loubet (PT).


Nas proximidades do local, servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária se avolumaram cobrando valorização do trabalho realizado pelas carreiras. Destacando o papel dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) no processo de exportação, Mélvio Vendruscolo, representante do Sindicato Nacional da categoria (Anffa Sindical) chamou a atenção para as condições precárias de trabalho às quais os servidores estão submetidos. 

“Enquanto o governo e os frigoríficos comemoram, os Affas, responsáveis por chancelar todo o processo não têm o devido reconhecimento pelo governo. São esses servidores que têm a competência de estabelecer os parâmetros sanitários, elaborar os normativos para atendimento às exigências chinesas e dos demais países, fiscalizar e auditar o sistema e assim dar as garantias exigidas pelo importador, enfim. Todo o processo produtivo que culmina com a exportação depende do Auditor Agropecuário que fecha o ciclo com a assinatura do Certificado Sanitário de Exportação, sem o qual nenhum país recebe o produto brasileiro.”


No interior da unidade frigorífica, Lula conversou com trabalhadores e realizou fotos com o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Logo após a partida do veículo que levará o carregamento aos contêineres de exportação, as autoridades presentes discursaram no pátio da fábrica, momento no qual o Ministro da Agricultura destacou que as visitas realizadas por ele e por Lula a mercados internacionais, as quais, em apenas 15 meses de governo possibilitaram a abertura de 105 novos mercados para os produtos brasileiros do agronegócio.

Ato contínuo, Fávaro exaltou o trabalho sanitário de extrema qualidade realizado pelos servidores do Mapa. “Ninguém no mundo tem alimentos de tamanha qualidade quanto o Brasil. Diante disso, agradecemos aos Auditores Agropecuários que trabalham muito para conseguir essa qualidade que nós atestamos para o mundo.”

Apesar das congratulações de Fávaro, Mélvio Vendruscolo falou ainda sobre a mobilização da carreira e ressaltou a existência de um contraponto importante nesse contexto. 

“Na contramão da abertura de mercados e expansão do volume de exportações, a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários vem sofrendo a já citada precarização de nossas condições de trabalho, a qual , por sua vez, pode colocar em risco essa conquista desse mercado tão especial que o governo está comemorando”, alertou. “Assim, nossa mobilização se justifica tanto por melhores condições de trabalho para os servidores, quanto pela perenidade das conquistas alcançadas pelo setor agropecuário nacional.”

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573