Dia Mundial do Café: a fiscalização de Auditores Agropecuários em uma das bebidas mais consumidas do Brasil

 

Para celebrar o Dia Mundial do Café, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), preparou uma série de informações e curiosidades deste produto fiscalizado por Auditores Agropecuários. 

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. No Brasil, não é diferente. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi observado que 29% dos entrevistados bebem mais de seis xícaras de café por dia, enquanto 46% consomem de três a cinco xícaras diárias.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, o país exportou 39,247 milhões de sacas de 60 kg de café em 2023. Para que aconteça a exportação, é necessário um trabalho meticuloso de auditores fiscais federais agropecuários pelo país.

O Porto de Santos (SP), por exemplo, foi o principal exportador dos cafés do Brasil em 2023, com o embarque de 28 milhões de sacas, o que representa 71,7% do total. 

Segundo o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Tiago Dokonal, o principal trabalho do Affa com esse produto é verificar sua qualidade até que chegue seguro à mesa do consumidor. “Primeiro verificamos se atende aos padrões de pureza, para que não contenham matérias estranhas, e realizar o combate à fraude. Para isso, são coletadas amostras que serão analisadas em laboratórios”, explica. 

A fiscalização consiste desde a rastreabilidade da matéria prima, vinda do produtor, passando pela lavagem e limpeza do café para que seja retirada a impureza antes de ser torrado e moído, até ser embalado. “Cada vez mais, temos um produto puro e seguro para o consumidor”, garante o auditor.

Tiago Dokonal também alerta para os produtos que estão muito abaixo da concorrência no momento da compra, já que há um custo para a produção de boa qualidade. 

Além de possuir a cafeína, responsável por um papel estimulante, o em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas, o que faz com que seu consumo seja benéfico em muitas situações. Apesar disso, seu alto consumo pode ser prejudicial, por isso é preciso ficar atento a quantidade que está sendo ingerida diariamente.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573