AFFA tem artigo publicado pelo Instituto de Medicina Tropical de SP

Material é fundamentado na importância da Salmonella para saúde pública e suas implicações diretas no comércio exterior, já que o Brasil é o maior exportador de carnes do mundo.

O Instituto de Medicina Tropical de SP publicou o artigo do AFFA (Auditor Fiscal Federal Agropecuário) André Palmeira, intitulado “Prevalência e Perfil de Resistência aos Antimicrobianos dos Sorovares de Salmonella spp Isolados das Carcaças de Frango e Peru na Região Sul do Brasil no Período de 2004 a 2006”. O material é fundamentado na importância deste patógeno para saúde pública e suas implicações diretas no comércio exterior, já que o Brasil é o maior exportador de carnes do mundo. (Veja aqui).

O autor do título, que é lotado atualmente no SISA (Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal) - DDA/SFA, na Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA) em Chapecó-SC, buscou entender a problemática em torno da Salmonella spp (Salmonelas paratíficas – causadoras de zoonoses em humanos). “Outro ponto de extrema relevância é o uso indevido de drogas antimicrobianas para tratamento ou prevenção de doenças que acabam criando superbactérias resistentes a diferentes grupos de antibióticos, cuja estas mutações são transferidas para outras gerações de bactérias presentes nos seres humanos trazendo complicações gravíssimas nos tratamentos curativos a base de antibióticos”, disse André Palmeira.

A Salmonella sp permanece com um dos mais importantes patógenos transmissores de enfermidades veiculadas através dos alimentos em todo mundo. A carne de aves está entre as principais causadoras das toxinfecções alimentares quando contaminadas pelo gênero Salmonella.

Neste estudo foi demonstrado qual a prevalência e o perfil de resistência aos antimicrobianos dos sorovares de Salmonella sp isoladas das carcaças de aves na região Sul do Brasil. “Devido a sua importância em saúde animal e saúde pública, pode-se sugerir a criação de um Programa Nacional de Monitoramento da Resistência Bacteriana aos Antimicrobianos”, defendeu o AFFA.

O estudo serviu ainda para a obtenção do título de mestrado do autor junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.