Nota de posicionamento do ANFFA sobre o PL 1459/22
O ANFFA Sindical - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários - manifesta repúdio ao anúncio do Governo Federal, de conceder reajuste de 5% para os servidores públicos federais.
Sobre a a fala do Ministro da Economia, Paulo Guedes, comparando os servidores públicos a parasitas, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) repudia veementemente mais esse ataque a um dos maiores patrimônios do nosso País. Com sua postura incompatível à de um ministro, Guedes menospreza 20 milhões de brasileiros que lutam diariamente para manter funcionando serviços essenciais ao país, enfrentando estruturas sucateadas e compensando a falta de pessoal, a exemplo do que acontece hoje no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Comunicado do ANFFA Sindical a respeito da resposta da CGAP no processo que trata de atribuições de carreiras que exercem atividades de fiscalização agropecuária
A experiência-piloto será conduzida inicialmente em algumas Unidades Organizacionais do Mapa e poderá ser ampliada a critério do Secretário-Executivo. Será sempre facultada ao AFFA, a partir da anuência da autoridade máxima da Unidade Organizacional e da autorização expressa do Secretário-Executivo
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) apoia a Operação Trapaça realizada conjuntamente pelo Mapa e pela Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (5), em cinco Estados brasileiros.
A operação conta com a participação de 21 auditores fiscais federais agropecuários e é desdobramento da Operação Carne Fraca, realizada em março de 2017 em decorrência de denúncias de um auditor fiscal federal agropecuário.
O objetivo da operação Trapaça é apurar indícios de fraudes em emissão de laudos de laboratórios privados que realizam processo de controle de qualidade e certificação de produtos para o mercado. Esses laboratórios criariam amostras com objetivo de esconder a condição sanitária dos lotes de animais e de produtos. O foco principal é a fraude nos resultados associados ao grupo de bactérias Salmonella spp.
A salmonela é comum em carne de aves, porque faz parte da flora intestinal destes animais, mas, em geral, é destruída no preparo regular dos alimentos. Porém, há dois tipos de Salmonela que são danosos à saúde pública e dois à saúde animal. Ao serem detectados devem desencadear uma série de procedimentos dentro de granjas e nos produtos, com objetivo de garantir a segurança alimentar do consumidor.
A ação destaca a importância de um sistema de inspeção agropecuária rigoroso, que envolva servidores públicos que atuem de maneira independente e que tenham compromisso com a segurança alimentar do brasileiro e dos consumidores dos produtos agropecuários brasileiros exportados.
O Anffa Sindical apoia a operação e reforça a necessidade da atuação independente e autônoma de servidores públicos no processo de inspeção agropecuária.