Surtos contínuos de gripe aviária em animais representam risco para humanos

Uma análise da Organização das Nações Unidas de Agricultura e Alimentação, da Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial de Saúde Animal

Foto: Shutterstock

Os surtos atuais de gripe aviária causaram devastação em populações de animais, incluindo aves domésticas, aves selvagens e alguns mamíferos, e prejudicaram os meios de subsistência dos agricultores e o comércio de alimentos. Embora afetem amplamente os animais, esses surtos representam riscos contínuos para os seres humanos. 

A Organização das Nações Unidas de Agricultura e Alimentação (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estão convocando países a trabalharem juntos em todos os setores para salvar o maior número possível de animais e proteger pessoas . 

O vírus da gripe aviária normalmente se espalha entre as aves, mas o número crescente de detecções de gripe aviária H5N1 entre mamíferos – que são biologicamente mais próximos dos humanos do que as aves – levanta a preocupação de que o vírus possa se adaptar para infectar humanos mais facilmente. Além disso, alguns mamíferos podem atuar como recipientes de mistura para os vírus influenza, levando ao surgimento de novos vírus que podem ser mais prejudiciais para animais e humanos. 

A linhagem ganso/Guangdong do vírus da gripe aviária H5N1 surgiu pela primeira vez em 1996 e tem causado surtos em aves desde então. Desde 2020, uma variante desse vírus pertencente ao clado H5 2.3.4.4b levou a um número sem precedentes de mortes em aves selvagens e aves domésticas em muitos países da África, Ásia e Europa. Em 2021, o vírus se espalhou para a América do Norte e, em 2022, para a América Central e do Sul. 

Em 2022, 67 países em cinco continentes relataram surtos de gripe aviária de alta patogenicidade H5N1 em aves domésticas e selvagens para OIE, com mais de 131 milhões de aves domésticas perdidas devido à morte ou abate em fazendas e aldeias afetadas. Em 2023, outros 14 países relataram surtos, principalmente nas Américas, à medida que a doença continua se espalhando. Vários eventos de morte em massa foram relatados em aves selvagens, causados ​​por vírus influenza A (H5N1) clade 2.3.4.4b.

Monitorando o recente aumento de surtos entre mamíferos

Recentemente, houve relatos crescentes de surtos mortais entre mamíferos também causados ​​pelos vírus influenza A (H5)— incluindo influenza A (H5N1). Dez países em três continentes relataram surtos em mamíferos ao OIE desde 2022. É provável que haja mais países onde os surtos ainda não foram detectados ou relatados. Mamíferos terrestres e marinhos foram afetados, incluindo surtos em martas de criação na Espanha, focas nos Estados Unidos da América e leões marinhos no Peru e no Chile, com pelo menos 26 espécies conhecidas por terem sido afetadas. Os vírus H5N1 também foram detectados em animais domésticos, como cães e gatos em vários países, com recentes detecções de H5N1 em gatos, anunciadas pelas autoridades da Polônia.

“Há uma recente mudança de paradigma na ecologia e epidemiologia da gripe aviária que aumentou a preocupação global à medida que a doença se espalhou para novas regiões geográficas e causou mortes incomuns de aves selvagens e aumento alarmante de casos de mamíferos”, disse o Dr. Gregorio Torres, Chefe do Departamento de Ciências da OIE.

Avaliação do risco para os seres humanos

Detecções esporádicas do vírus influenza A(H5N1) clade 2.3.4.4b em humanos também foram relatadas, mas permanecem muito raras, com 8 casos relatados desde dezembro de 2021. As infecções em humanos podem causar doenças graves com alta taxa de mortalidade. Os casos humanos detectados até agora estão principalmente ligados ao contato próximo com aves infectadas e ambientes contaminados. 

"Com as informações disponíveis até agora, o vírus não parece ser capaz de se transmitir facilmente de uma pessoa para outra, mas é necessária vigilância para identificar qualquer evolução no vírus que possa mudar isso", disse Sylvie Briand, diretora de epidemias. “A OMS está trabalhando em estreita colaboração com a FAO e OIE e redes de laboratório para monitorar a evolução desse vírus, procurando sinais de qualquer mudança que possa ser mais perigosa para os seres humanos. Encorajamos todos os países a aumentar suas capacidades de monitorar esse vírus e detectar quaisquer casos humanos. Isso é especialmente importante porque o vírus agora está afetando países com experiência anterior limitada na vigilância da gripe aviária."

Estudos estão em andamento para identificar quaisquer alterações no vírus que possam ajudá-lo a se espalhar mais facilmente entre mamíferos, incluindo humanos. 

“A epidemiologia do H5N1 continua a evoluir rapidamente”, disse Keith Sumption, Diretor Veterinário da FAO. “A FAO chama a atenção para a necessidade de vigilância e compartilhamento oportuno de sequências genéticas para monitorar a epidemiologia molecular para avaliação de risco e melhor controle de doenças.”

Conter a propagação da gripe aviária

Dada a disseminação sem precedentes do vírus da gripe aviária A(H5N1) entre aves e mamíferos, e o risco potencial para a saúde humana, os parceiros tripartidos – FAO, OMS e OIE– exortam os países a tomarem as seguintes medidas:

  • Prevenir a gripe aviária na sua fonte, principalmente por meio de medidas de biossegurança aprimoradas nas fazendas e nas cadeias de valor das aves, e aplicar boas práticas de higiene. Os membros da OIE, em consulta com o setor avícola, podem considerar a vacinação de aves como uma ferramenta complementar de controle de doenças com base em vigilância sólida e levando em consideração fatores locais, como cepas de vírus circulantes, avaliação de risco e condições de implementação da vacinação.
     
  • Detecção, relato e resposta rapidamente a surtos de animais como a primeira linha de defesa. Quando uma infecção é detectada em animais, os países são encorajados a implementar estratégias de controle conforme descrito nos padrões OIE
    .
  • Fortalecer a vigilância da influenza em animais e humanos. Para permitir uma resposta precoce, a vigilância baseada em risco em animais deve ser aprimorada antes e durante os períodos de alto risco. Casos de gripe aviária em animais devem ser relatados ao OIE em tempo hábil. O sequenciamento genético deve ser realizado periodicamente para detectar qualquer alteração nos vírus já presentes na área ou a introdução de novos vírus. Em humanos, o seguinte deve ser priorizado: (i) vigilância de infecções respiratórias agudas graves e doenças semelhantes à influenza, (ii) revisão cuidadosa de quaisquer padrões epidemiológicos incomuns, (iii) notificação de infecções humanas de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional e (iv) compartilhamento de vírus influenza com os Centros Colaboradores do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza (GISRS) da OMS para Referência e Pesquisa sobre Influenza. 
     
  • Realizar investigações epidemiológicas e virológicas em torno de surtos de animais e infecções humanas. A vigilância deve ser aprimorada para detectar e investigar rapidamente outros casos suspeitos em animais e humanos. 
     
  • Compartilhe os dados da sequência genética de vírus de humanos, animais ou seus ambientes em bancos de dados acessíveis ao público rapidamente, mesmo antes da publicação revisada por pares.
     
  • Incentivar a colaboração entre os setores de saúde animal e humana, especialmente nas áreas de compartilhamento de informações, avaliação conjunta de riscos e resposta.
     
  • Comunique o risco. Alerte os profissionais de saúde e as pessoas ocupacionalmente expostas sobre as formas de se protegerem. O público em geral, bem como os tratadores de animais, devem ser aconselhados a evitar o contato com animais doentes e mortos e a denunciá-los às autoridades de saúde animal. Eles também devem ser aconselhados a procurar atendimento médico se não se sentirem bem e a relatar qualquer exposição a animais ao seu médico.
     
  • Assegurar a preparação para uma pandemia de influenza em todos os níveis. FAO, OMS e OIE têm convocado especialistas para revisar a situação, monitorar a natureza em rápida evolução do vírus e atualizar as recomendações para conter sua propagação, além de trabalhar com os países em preparação e resposta e facilitar a colaboração entre países e setores. A disseminação do vírus para os cinco continentes fala da necessidade de cooperação global e alerta para proteger animais, pessoas e economias. 


Notas

Espécies de mamíferos conhecidas por estarem infectadas com vírus A(H5N1) clade 2.3.4.4b até o momento: furão, vison, lontra europeia, lontra de rio norte-americana, lontra marinha, texugo europeu, gambá, gambá da Virgínia, leopardo de Amur, tigre de Amur, leão da montanha, pescador, doninha europeia, lince, lince, gato doméstico, raposa vermelha, coiote, guaxinim, cão-guaxinim, cachorro sul-americano, urso preto americano, urso pardo, urso pardo, urso kodiak, porco doméstico (sorologia apenas), foca-cinzenta, foca-comum, foca-peluda, leão-marinho, toninha, golfinho-nariz-de-garrafa, golfinho-comum-de-bico-curto, golfinho-de-lado-branco, cachorros, guaxinim-japonês, marta-de-faia, foca-do-cáspio, urso-negro-asiático, golfinho-chileno, boto-de-burmeister.

Mais estudos são necessários para entender os níveis basais de infecção em mamíferos selvagens.

- Avaliação/resumo virológico atual
Marcadores para adaptação de mamíferos:
O marcador molecular 627K, ou seus equivalentes, como 701N, no gene PB2 foram detectados em algumas, mas não em todas as sequências de vírus obtidas de infecções em mamíferos.Foi detectado em muito poucos casos esporádicos de aves selvagens e aves domésticas. Esses marcadores são conhecidos por aumentar a replicação viral em células de mamíferos.

Nenhum dos vírus de mamíferos infectados, incluindo humanos, têm alterações indicando maior especificidade de ligação a receptores semelhantes aos humanos.

Em estudos com vírus de aves selvagens e aves domésticas, não há indicação de que os vírus tenham mudado sua preferência de ligação a receptores semelhantes a aves. No entanto, estão presentes algumas mutações genéticas que demonstraram aumentar a capacidade de se ligar a receptores semelhantes aos humanos.

O vírus isolado dos visons infectados têm uma mutação genética que pode fazer com que o vírus se replique melhor em células de mamíferos. Os vírus do vison e alguns vírus de pássaros tiveram mutações adicionais mais comumente vistas em vírus humanos.

Suscetibilidade antiviral: 
Sequências de vírus de casos humanos, quando disponíveis, não mostraram marcadores de resistência a inibidores de neuraminidase (como oseltamivir) ou inibidores de endonuclease (como baloxavir). 

Sequências analisadas de vírus circulantes em espécies animais continham apenas mutações esporádicas associadas à resistência a antivirais. 

Com base nas informações disponíveis, espera-se que a imunidade da população humana contra a hemaglutinina do vírus influenza A(H5) clade 2.3.4.4b seja mínima.

Fonte: Organização Mundial da Saúde.

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573