Dedicação à Excelência: Uma jornada no setor de inspeção sanitária do Brasil

Foto: Acervo pessoal
Por: José Maria Alves*

Em 19 de novembro de 1969, dei início à minha carreira no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) assumindo o cargo de Agente de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (AISIPOA). Nessa função, supervisionei uma série de estabelecimentos do ramo de laticínios, como o Laticínio Salgado Irmão Ltda, a Companhia Goiana de Laticínios Ltda e a Cooperativa Goiana de Laticínios (Gogó).

Ao longo de minha carreira, participei de inúmeros cursos de capacitação, destacando-se o de inspeção sanitária de produtos de origem animal em Barretos/SP assim como o de tipificação de carcaças de bovinos "Cotta Hilton", em Toledo/PR.

Meu compromisso com a excelência levou-me a buscar formação superior em medicina veterinária, graduação que conclui com sucesso em 1978.

Conciliando os estudos com a carreira no Mapa, fui tranferido para a fiscalização de frigoríficos na cidade de Goiânia/GO. Logo depois, em 1979, assumi responsabilidades ainda maiores ao gerir o Serviço de Inspeção Federal (SIF) em todo o estado de Goiás, com foco em elevar a qualidade dos produtos de origem animal e assegurar a segurança destes para o consumo.

Na posição de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, conduzi inspeções em renomados estabelecimentos goianos, incluindo o Frigorífico Vera Cruz Ltda, Frigorífico Pastoril Ltda, Frigorífico Anglo S/A, Frigorífico Frinorte Ltda, Frigorífico Minerva Ltda e as unidades do grupo JBS.

As auditorias estenderam-se por diversos municípios como Anápolis, Mineiros, Araguaçu, Morrinhos, Aporé, Mozarlândia, Cachoeira Alta, Caçu, Catalão, Goianésia, Goianira, Hidrolândia, Iaciara, Inhumas, Jataí, Porangatu, Pires do Rio, Rio Verde, Quirinópolis e São Miguel do Araguaia.

Percebo que meu empenho aliado à tragetória acadêmica e profissional levou-me a ser reconhecido como uma fonte de inspiração não só para os servidores do Mapa, mas também para as esferas pública e privada em todo o país.

*José Maria Alves é Auditor Fiscal Federal Agropecuário aposentado e filiado ao Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuário.

**Os artigos publicados não traduzem a opinião do Anffa Sindical. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos temas sindicais e de refletir as diversas tendências do pensamento.