Trabalho parlamentar das duas últimas semanas tem resultados positivos

Com a retomada gradativa das atividades, o Anffa Sindical também vem trabalhando, junto ao Congresso, no reforço dos pleitos da categoria. O mês de agosto começou com diversas reuniões com a participação de dirigentes do Sindicato, nesse sentido, como o presidente do Sindicato, Janus Pablo, a diretora de Relações Institucionais, Consuêlo Garrastazu, o diretor de aposentados e pensionistas, José Luiz Castilhos, o diretor do departamento de relações institucionais, Felipe Correa, os delegadas sindicais do Rio Grande do Sul, Soraya Elias Marredo, Goiás, Cândido Luiz Martins, e de São Paulo, Gisele Camargo.

Em 03/08, houve encontro com o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), para tratar da Pec 32/2020, relacionado à Reforma Administrativa e PL 1293/21. “O deputado informou que sua equipe está voltada para minimizar os efeitos nocivos da Pec 32 ao servidor público, uma vez que a pressão para que seja aprovada, é muito grande”, informou Consuêlo Garrastazu.

Deputado Elvino Bohn Gass , Soraya, Consuêlo e Pablo

Já no dia 04/08, a reunião foi com o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), em que foi tratada a possibilidade de o senador apresentar uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA 2022), com relação à reestruturação da carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas), o qual concordou de forma veemente.  Ainda, estiveram com o senador Lasier Martins (Podemos/RS). Também entrou na pauta a questão da Pec 32, em que lhe foi apresentada a necessidade da permanência dos Affas dentre as carreiras típicas de Estado. O senador ficou de agendar reunião entre o Sindicato e o relator da Pec 32/20, o deputado Arthur Maia (Dem-BA). Já com relação à reestruturação, Lasier ficou de agendar um encontro também, com a participação do Anffa Sindical, com o secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Caio Andrade.

Castilhos, Soraya, senador Luiz Carlos Heinze, Consuêlo e Pablo
Pablo, Castilhos, senador Lasier Martins, Consuelo e Soraya

Na quinta-feira, 05/08, a conversa foi com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na ocasião, estiveram presentes Janus Pablo, Consuêlo Garrastazu e Soraya Elyas. “Levamos novamente o pedido de apoio e engajamento à realização de concurso público para Affas, por conta da preocupação com a entrada da peste suína africana”, acrescentou Pablo.

Em continuidade aos trabalhos parlamentares, no dia 11/08, ocorreu uma audiência com o deputado Luciano Bivar (PSL-PE) e o senador Wellington Fagundes (PSL-PE). A pauta a foi manutenção do status típico de estado e modernização e reestruturação da carreira. “Bivar foi muito receptivo a todos os pleitos e relatou que conhece a importância da carreira. Salientou, apenas, que com relação à modernização e reestruturação da carreira é necessário um posicionamento mais forte da alta gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, relatou Felipe. Foi possível, por intermédio da assessoria do senador Fagundes, avaliar a possibilidade da participação, do Sindicato, no evento sobre febre aftosa, que ocorrerá no Senado (a data não foi divulgada).

Deputado Luciano Bivar, o senador Wellington Fagundes e Janus Pablo

Senador Wellington Fagundes, Helda, Pablo, Ricardo, Felipe e assessor do senador, Fernando

Por fim, na quinta-feira, 12/08, os dirigentes estiveram com o deputado Elias Vaz (PSB-GO). Na oportunidade, falaram da manutenção do status típico de carreira de Estado. Vaz demonstrou apoio aos pelitos. “Disse não ter dúvidas de que nossa carreira é típica de estado e que fará o que for possível para confirmar essa posição na PEC 32. Quanto à questão do concurso público, ele relatou que solicitará um requerimento ao Ministério da Economia, para saber o andamento do pedido de concurso feito pela Ministra da Agricultura”, disse Correa.

Felipe, Candido,  Pablo e o deputado Elias Vaz

Já em audiência com o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), foi reiterada a questão do concurso para Affas. O deputado mostrou-se sensibilizado com a falta de auditores, principalmente em portos, aeroportos e postos de fronteira. Em virtude disso, relatou que pedirá audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), para tratar do tema.

Pablo, Gisele , Felipe e o deputado Rodrigo Agostinho