Reestruturação salarial e novos concursos são reforçados no Ministério da Economia

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, juntamente com a diretora de Relações Institucionais, Consuêlo Garrastazu, estiveram com o secretário especial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade e com o titular da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani, para tratar de novos concursos públicos e reestruturação salarial.

Juntamente com o Sindicato, estava o senador Lasier Martins (Podemos-RS), que intermediou a conversa e reforçau os pleitos da pauta.
“Atualmente, o contingente de auditores não é suficiente, principalmente na proteção das fronteiras, inclusive, por conta da eminente entrada da peste suína no país”, disse Consuêlo.

Em resposta, o secretário informou que, por conta da Lei Complementar 173/2020 - editada com o objetivo de instituir uma espécie de regime fiscal provisório para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, possibilitando o reequilíbrio das finanças públicas por meio, entre outras medidas, da suspensão do pagamento de dívidas contraídas pelos entes federativos – que impede a realização de concurso e reenquadramento salarial da carreira, tais assuntos, só podem ser discutidos após a aprovação da Reforma Administrativa.

“O Ministério da Economia continua insensível aos nossos pleitos, mesmo com um longo período sem reajuste, a sinalização é que qualquer possibilidade só será avaliada em 2023. Sendo assim, repassamos a informação durante reunião do Comando Estadual de Mobilização (CEM), para que sejam decididos os próximos passos, ciência e adoção de medidas cabíveis, em relação ao Plano Operativo”, acrescentou Janus Pablo.