Affa aposentado, um ator que deu vida ao Sindicato

Hoje, 17 de junho, é comemorado o dia do servidor público aposentado. Nada mais importante do que homenagear os Affas aposentados, que, mesmo não estando de forma ativa, contribuem e contribuíram para o estabelecimento do Anffa Sindical. Atualmente, o Sindicato conta com cerca de 49% aposentados filiados

Hoje, 17 de junho, é comemorado o dia do servidor público aposentado. Nada mais importante do que homenagear os Auditores Fiscais Federais Agropecuários aposentados, que, mesmo não estando de forma ativa, contribuem e contribuíram para o estabelecimento do Anffa Sindical. Atualmente, o Sindicato conta com cerca de 49% aposentados filiados.

“Além da experiência profissional e sindical acumulada, vários resultados obtidos pela carreira devemos, especialmente, aos colegas já aposentados. Nosso reconhecimento profissional, o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário e a atual remuneração, são resultados de muitas lutas e trabalho de colegas que hoje, encontram-se aposentados. É um legado que precisa ser reconhecido, por justo merecimento. Nada do que temos hoje foi obtido por benesse dos governantes”, acrescentou o Affa Oscar Rosa.

Os aposentados,  além de dispor de tempo para se dedicar às atividades sindicais, trazem vasta experiência profissional e, em alguns casos, sindical também. “Essa experiência pode auxiliar muito, especialmente junto as atividades de política profissional, formação sindical, aposentados e relações institucionais nas atividades parlamentares e junto ao próprio executivo. Além disso, caso se identifique com temas administrativos, pode compor chapas nas Delegacias Sindicais e para a Direx e participar da gestão do Sindicato”, complementou Oscar.

O legado deixado pelos aposentados, de acordo com o Affa José Mascarenhas Júnior é o próprio Sindicato. Conforme ele, esses servidores foram os que deram início ao Sindicato, com a criação da Anffa Associação e depois, o Anffa Sindical. “Eu acredito que a maioria deles hoje, já esteja aposentada, só isso já diz a importância da participação do aposentado na careira, conquistada com muitas lutas. Por mais de 10 anos nós pleiteamos a denominação de Fiscal Federal Agropecuário, e foi com muita luta que conseguimos isto. Com certeza, a maior parte dos integrantes, do Sindicato, que lutaram para essa conquista enorme da nossa carreira, foram pessoas que hoje se encontram aposentadas”, destacou.

A união dos esforços entre ativos e aposentados é uma estratégia que reforça as lutas sindicais, inclusive, contra o desmonte do serviço público. “Ainda, as perdas de direitos duramente obtidos e as constantes ameaças às atribuições da carreira, que já demonstram estar pondo em risco a segurança alimentar, o equilíbrio ambiental, a sustentabilidade e a comercialização da nossa produção agropecuária”, afirmou Oscar.

Vale ressaltar que grande parte dos Affas aposentados mantém o seu compromisso com a carreira. “Ela exerce um importante papel social, de interesse público, e a experiência acumulada pelos servidores aposentados podem ser de grande valia para o Sindicato e para a sociedade, proporcionando, ainda, realizações pessoais para os servidores aposentados”, finalizou Rosa.