ANFFA presta contas de diretrizes implementadas

Apresentação organizada pela Diretoria Executiva (Direx) revela que o Sindicato já conseguiu implementar mais de 80% das diretrizes aprovadas nas cinco edições do Conaffa, considerando também as que estão em andamento

Durante a programação da manhã, dados compilados pelo ANFFA Sindical prestaram contas aos filiados sobre a execução das diretrizes aprovadas em cinco Conaffas anteriores. Do total de 232 diretrizes, 81% delas realmente se tornaram efetivas para a carreira. “Consideramos que o grau de execução dessas diretrizes é extremamente expressivo”, adiantou Paulo Roberto de Oliveira Reis e Sousa, secretário de Planejamento do Sindicato, sobre o resultado do levantamento apresentado na sexta edição do Congresso.

A apresentação foi realizada por Paulo em parceria com Serafim Castro da Costa, titular da Secretaria Geral. Coube a Serafim apresentar o índice de implementação das diretrizes a cada edição, pela ordem. Segundo o levantamento da Direx, em 2009, as diretrizes aprovadas no I Conaffa realizado em Belém (PA) tiveram 35% de aproveitamento, ou seja, 11 foram totalmente executadas, como a mudança de nomenclatura da carreira e outras. “As que são consideradas inexequíveis são aquelas que não cabem ao Sindicato implementar, por não estarem relacionadas às atribuições da entidade. Nesses casos, a maioria deveria ser executada pelo Ministério da Agricultura”, explicou Paulo.

Na sequência, dados sobre o II Conaffa, realizado em 2011, em Salvador (BA), mostram que do total de 27 diretrizes, pouco mais da metade foi implementada (52%). “Muitas das que são implementadas têm caráter permanente”, acrescentou o diretor de Planejamento. Em ritmo crescente, o III Congresso da carreira, em Florianópolis, realizado em 2014, já trouxe um melhor aproveitamento das diretrizes. Do total de 107, 63% foram incorporadas à carreira, na prática. 

Com o menor índice de execução de diretrizes, o IV Conaffa, realizado em Brasília, no ano de 2017, teve aproveitamento de 11 diretrizes, do total de 46. O levantamento revelou também que no V Conaffa, realizado em Maceió (AL), em 2019, 30% das diretrizes já estão valendo na prática, ou seja, seis, do total de 20.  Ao todo, 232 diretrizes foram apresentadas no decorrer das cinco edições do Congresso, sendo que 109 já foram incorporadas à carreira e mais 79 estão em andamento (81%). 

Plano Operativo

De acordo com a Direx, nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro o plano de trabalho ou plano operativo estará em construção para o triênio 2023/2025. “Vamos trabalhar o que foi aprovado e avaliar a viabilidade”, adiantou Paulo. Segundo ele, nessa oficina serão usadas outras ferramentas para ajudar nessa avaliação, não mais a matriz swot, como vinha ocorrendo. Ao todo, 44 delegados estaduais e a Direx vão atuar nessa oficina. “Haverá uma imersão total de três dias”, reforçou Paulo e advertiu que a intenção do grupo é ter um plano de trabalho exequível, sem desprezar variáveis políticas e outras que interfiram nesse processo.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573