Dados apresentados pela Diretoria de Comunicação do ANFFA Sindical nessa quinta-feira (27), revelaram um aumento expressivo da presença positiva da carreira e do Sindicato na imprensa. Somente nos últimos nove meses 959 notícias veiculadas em vários veículos da imprensa fizeram menção à carreira ou ao ANFFA. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a exposição foi 348,6% maior, conforme apresentou o Diretor de Comunicação Social e Relações Públicas do ANFFA, Antonio Araujo Andrade Junior, nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, durante o VI Conaffa.
Antonio comparou os resultados obtidos pela comunicação entre 2019 e 2022 e informou que a área de comunicação do Sindicato está aparelhada para receber as informações dos Affas. Informou também o empenho em produzir conteúdos que só valorizam as atividades desempenhadas pela carreira. “Vocês podem passar informações da maneira que acharem melhor. Se forem conceder entrevistas nós podemos acompanhá-los, fazer entrevistas com vocês, revelando ou não a fonte”, destacou.
O diretor dividiu a apresentação com o sócio-diretor da FSB Comunicações, Marcelo Montenegro, que realizou a palestra sobre “Comunicação interativa e visibilidade da carreira”. Além dos números, retirados dos relatórios de acompanhamento mensal do desempenho da comunicação da entidade, Marcelo explorou outros temas pertinentes à carreira, mostrando a importância da comunicação para alavancar a exposição positiva da categoria e do Sindicato. “Todos vocês são fonte para imprensa, porque cada um domina o conhecimento de áreas específicas”, afirmou o palestrante.
Marcelo fez uma avaliação do cenário da comunicação na atualidade, listou as ferramentas disponíveis nesse universo, para ampliar a audiência da entidade e seus filiados, e mostrou a importância do ANFFA como porta-voz da categoria e como entidade que dá voz à carreira. Trouxe exemplos de como conceder boas entrevistas e mostrou uma seleção de notícias que citam o ANFFA e a categoria positivamente. “Todas as vezes que vamos falar com a imprensa precisamos parar e pensar o que desejamos comunicar. E temos que nos preparar para isso”, ensinou.
Também foram mostrados tipos de veículos – impressos e on-lines – que podem ser utilizados pela comunicação do ANFFA em várias outras estratégias para aumentar a exposição na imprensa. Entre as sugestões foram apresentados veículos como NeoFeed, Brazil Journal e outros. Destacou a importância do podcast, outra ferramenta muito atual e bastante utilizada no momento. Segundo o palestrante, outro item importante no processo da construção de estratégias de comunicação é adequar à mensagem aos diferentes públicos-alvo.