Doações realizadas durante o VI Conaffa são entregues a projeto social

Ao todo foram arrecadadas cerca de 200 latas de leite em pó para a doação ao Projeto Jocum Borel - Casa do Bem.

Foto: Divulgação

Durante o VI Conaffa, a Delegacia Sindical do Rio de Janeiro (DSRJ/Anffa), juntamente com a Comissão Organizadora do VI Conaffa, convidaram todos os participantes do Congresso a doarem latas de leite em pó, que seriam ofertadas a algum projeto social do Rio de Janeiro. Devido a isso, o Projeto Jocum Borel - Casa do Bem recebeu, nesta terça-feira (01/11), cerca de 200 latas de leite em pó, que serão distribuídas no Morro do Borel, no Rio de Janeiro/RJ. As doações foram entregues na sede da Jocum Borel pela auditora fiscal federal agropecuária (affa), Ludimila Gaspar, juntamente com a responsável pela Subcomissão Sócio Cultural do VI CONAFFA, e também affa, Ana Cristina Reis.

A representante da Subcomissão Sócio Cultural falou um pouco sobre como se sentiu com a realização do movimento. “Foi muito gratificante poder estar presente na comunidade e poder ver o trabalho que o projeto realiza juntamente com pessoas que realmente precisam, e poder enxergar como eles conhecem as demandas de cada um que está lá”, disse. “Nós como affas, que trabalhamos com fiscalização de alimentos pelo bem da população brasileira, poder fazer uma doação assim, como cidadãos, é muito significativa e gratificante”, explicou.

A auditora, Ludimila Gaspar, também falou sobre sua experiência com a ação promovida. “Foi realmente tudo lindo. Subimos na comunidade do Borel para realmente conhecer a Instituição Social. Foi uma experiência incrível, primeiro, pois, como carioca, acompanhei os conflitos armados existentes na comunidade, com reflexo em toda a região. Segundo, vendo uma instituição com um trabalho enorme, trabalhando dia-a-dia para mudar a realidade de tantas pessoas. É um trabalho de incentivo e esperança para pessoas que não seriam assistidas se não fosse a presença do Instituto Jocum”.

Já o projeto agradeceu a todos que fizeram parte da ação social. “Expressamos nossa gratidão ao DS-RJ/ANFFA Sindical e a todos participantes do Congresso “VI CONAFFA”. Somos gratos pelo apoio aos nossos projetos com as doações que serão entregues às famílias de crianças e adolescentes que participam dos nossos projetos”.

Sobre o Projeto Jocum Borel - Casa do Bem

Jocum Borel iniciou suas atividades na região do Morro do Borel no ano de 1990 por meio de um pequeno grupo de jovens voluntários. Estes primeiros voluntários procuraram promover ações em áreas básicas, principalmente com assistências em saúde (primeiros socorros, enfermagem) e educação (letramento e reforço escolar). Com o passar dos anos, as intervenções se multiplicaram e se institucionalizaram. As pequenas ações na área de saúde se transformaram num ambulatório com enfermagem, odontologia e farmácia e atendimentos esporádicos de clínicos gerais e especialidades. Na área de educação, além dos projetos existentes de reforço escolar e letramento, nasceu uma creche e Pré-Escola para crianças de 02 a 05 anos de idade. No início da primeira década do século XI, para atender as demandas de arte e cultura, nasce a escola de música, Projeto Bom Tom, que, atualmente conta com as oficinas de violão, teclado, bateria, violino e baixo elétrico, além de estúdio de produção fonográfica. Também contamos com o Projeto de Artesanato para Mulheres, Criarte, com oficinas de corte e costura, patchwork e biscuit, Projeto Alices (projeto de fortalecimento de vínculo para meninas de 08 a 16 anos), Projeto Reflorescer (Projeto de Fortalecimento de Vínculo para idosos) e, por último, uma Projeto de Esportes que presta atendimento para crianças e adolescentes com atividades que envolvem, além da prática esportiva, fortalecimento de vínculo familiar e comunitário.