Delegados sindicais aprovam ingresso do Sindicato na criação do Instituto Servir Brasil

O Instituto tem como objetivo intensificar os trabalhos da Frente Parlamentar de mesmo nome, fortalecendo a figura dos servidores e do serviço público brasileiros. 

Em reunião virtual realizada na tarde desta quarta-feira (9/03), os delegados sindicais aprovaram, por unanimidade, pela participação do Anffa Sindical na formação do Instituto Servir Brasil. O tema ainda será submetido em uma Assembleia Geral Nacional Extraordinária (AGNE), programada para ocorrer em breve. 

O Instituto tem como objetivo intensificar os trabalhos da Frente Parlamentar de mesmo nome, fortalecendo a figura dos servidores e do serviço público brasileiros. Ao todo, participam da Frente 242 parlamentares de 23 partidos políticos e a expectativa, segundo o presidente da Frente Servir Brasil, professor Israel Batista (PV-DF), é ampliar ainda mais o número de políticos. 
Para explicar um pouco mais sobre a intenção de criação do Instituto e sobre a importância da participação das entidades, em especial, o Anffa Sindical, o parlamentar fez algumas ponderações aos dirigentes sindicais. 

Professor Israel lembrou que o apoio incondicional dos Affas na luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) foi fundamental para fortalecer e dar expertise aos trabalhos da Frente, chamando atenção da imprensa e da opinião pública. “Agora, queremos profissionalizar e modernizar a Frente com a reformulação do modelo jurídico para que tenhamos mais notoriedade. Queremos um Instituto que venha secretariar as informações para o serviço público e, assim, contribuir para as negociações futuras”, disse.  

O parlamentar lembrou que além de contribuir com dados estratégicos em favor dos servidores, o Instituto tem a intenção de trabalhar pela criação da bancada do servidor público, pelo atendimento da questão da licença classista e pelo reconhecimento de entidade referência nacional no assunto.

O vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Nascimento, acredita que o Instituto será um instrumento de fortalecimento de luta. “Ele nos dará agilidade ao permitir contratar mão de obra especializada para preparar os conteúdos que dialoguem com o Executivo e o Legislativo sobre as pautas dos servidores públicos”, disse.

Mobilização – Outro tema debatido, o andamento da mobilização da carreira, também foi levantado pelos delegados. Na oportunidade, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, fez um apanhado de informações sobre a participação na solenidade da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ocasião em que reafirmou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a importância da reestruturação da carreira. O assunto também foi levado ao presidente da República, Jair Bolsonaro. (veja mais aqui).

De acordo com o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Serguei Brener, as ações serão contínuas e seguem com foco na valorização da carreira. “Vamos manter o movimento firme e ativo até a vitória”, disse.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573