Anffa assina acordo de reajuste emergencial: vale alimentação já será pago em maio

O Anffa Sindical e as demais entidades representativas dos Servidores do Poder Executivo Federal, juntamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinaram, nesta sexta-feira (24/03), o Termo do Acordo n° 1/2023, referente ao reajuste salarial da categoria.

O aumento salarial linear de 9% começa a valer a partir de maio, para ser pago em 1º de junho. Além do aumento de 43,6% no auxílio-alimentação: passando de R$ 458,00 para R$ 658,00, pago ainda em maio. A proposta foi aceita por unanimidade entre as entidades participantes. “É um momento muito importante para nossa carreira depois de seis longos anos sem nenhum reajuste. É o início de uma mesa nacional que já traz resultados”, afirmou o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio.

O próximo passo é a realização de mesas setoriais, onde será possível debater os objetivos específicos da carreira, como reestruturação, realização de concurso público e atualização dos benefícios que atendam o público aposentado, como o per capita saúde e auxílio creche. “Agora vamos dar continuidade às negociações que envolvem pautas específicas do Sindicato. Estaremos informando e também fazendo discussões internas sempre que necessárias”, complementou Ricardo Aurélio.

Histórico das negociações

O aumento de 9,0% para maio, com pagamento a partir de junho, foi consensuado entre governo e entidades nos debates da terceira rodada da Mesa de Negociação Permanente, realizada no último dia 10 de março. A proposta foi formalizada e enviada às entidades representativas, que ficaram responsáveis por debater os termos com as respectivas assembleias e, ao final, se manifestaram pela aceitação do reajuste apresentado.

Pelo que está acordado na Mesa, as pautas estão organizadas em três momentos: aumento salarial para viger de imediato (2023); em seguida, as discussões relacionadas à legislação e condições de trabalho dos servidores; por fim, aumento salarial para 2024, considerando que a lei orçamentária para o próximo ano ainda está em elaboração.