Anffa Sindical realiza extenso trabalho em Pernambuco em prol do fortalecimento da mobilização da carreira

Foto: Anffa Sindical

Ao longo da última semana, entre os dias 19 e 21 de março, representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), estiveram presentes em cidades do Pernambuco, para importantes reuniões com Auditores Agropecuários e autoridades do estado. 

Reunião com a Delegacia Sindical de Pernambuco

A primeira parada aconteceu na Superintendência Federal de Agricultura de Pernambuco (SFA/ PE), na manhã de terça-feira, em uma reunião com a Delegacia Sindical do estado. 

O vice-presidente do Sindicato, Ricardo Aurélio, fez uma retrospectiva da carreira e explicou sobre as mesas negociação geral e específica. Ainda, destacou que, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a carreira que for reestruturada não terá reajuste linear. 

Por fim, falou sobre a mobilização organizada desde janeiro pela categoria e como a mesma é fundamental. 

Já o diretor jurídico, Rogério Ferreira, destacou que a atividade da Operação Reestruturação está dentro da legalidade. “Os mandados de segurança não atingem o filiado e sim a chefia que é questionada sobre prazo processual”, afirma.

O representante do Conselho Nacional de Mobilização (CNM) pela região Nordeste, Eduardo Piauilino, também esteve presente para esclarecer dúvidas dos colegas. 

Reunião no Porto de Suape

Ainda na terça-feira, a equipe se encaminhou para o Porto de Suape, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (PE), para uma reunião com a Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). 

Na oportunidade, a retrospectiva da carreira e a importância da Operação Reestruturação também foram as principais pautas do encontro. Segundo Rogério Ferreira, as maiores dúvidas são em relação às propostas do MGI, nas mesas de negociação. 

Estiveram presentes no encontro, o vice-presidente do Sindicato, Ricardo Aurélio, o representante do Conselho Nacional de Mobilização (CNM) pela região Nordeste, Eduardo Piauilino, e o Delegado Sindical de Pernambuco,  Luiz Gonzaga Oliveira Filho.

Reunião no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária

Na quarta-feira, a primeira reunião aconteceu no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pernambuco. O mesmo grupo de representantes do Sindicato, abordou sobre a presença da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa) no movimento.

No momento, o diretor de assuntos jurídicos falou sobre a importância da associação e de sua presença na mesa de negociação com o MGI. “A Anteffa participa como convidada, devido ao fato do Ministério negociar somente com sindicatos, o que afastaria a participação da referida associação”.

Reunião com Secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Recife

Também na quarta-feira, o Anffa Sindical reuniu-se com o Secretário de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura da Cidade do Recife, Carlos Muniz. Na oportunidade, o Sindicato apresentou suas pautas à autoridade e falou sobre o fortalecimento das indústrias de Pernambuco e buscou apoio para a reestruturação da carreira.

De acordo com Rogério Ferreira, o Secretário se comprometeu a encaminhar o pleito da categoria ao Prefeito da cidade, João Campos, e, posteriormente, ao Ministro e Vice Presidente da República, Geraldo Alckmin.

Reunião com o Vigiagro em Petrolina (PE)

Na quinta-feira, o primeiro encontro aconteceu em Petrolina (PE), em reunião com os filiados da Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional. 

Ricardo Aurélio destacou sobre uma reunião com o MGI, que não estava agendada, como exemplo da importância da presença do CNM, em Brasília.

Na oportunidade, Eduardo Piauilino comentou sobre assédio e condições de trabalho.

Já Rogério Ferreira, orientou os filiados em relação aos mandados de segurança. “Devem ser encaminhados ao CEM e este, para o jurídico, para análise e medidas necessárias posteriormente”, explicou.

Por fim, Luiz Gonzaga enalteceu a importância do engajamento, fortalecendo o movimento. 

Reunião com a Valexport

O último compromisso da equipe aconteceu na tarde de quinta-feira, em uma reunião com a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport). 

Na oportunidade, estiveram presentes o diretor da Associação, Caio Coelho, e o Gerente Executivo, Tassio Lustosa. Segundo, o diretor do Anffa Sindical, ambos demonstraram interesse em apoiar as pautas da categoria.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573