Em maio, o Anffa Sindical alcançou uma notável exposição na imprensa com 296 notícias publicadas, o que equivale a uma média de 9 matérias por dia. O número é 3,8% maior do que o registrado em abril (285). As matérias alcançaram impressionantes 21,5 milhões de visualizações em diversos veículos, incluindo emissoras de TV e rádio, jornais impressos e portais de notícias online.
Neste mês, os auditores fiscais federais agropecuários encerraram a operação padrão e aceitaram a proposta de reestruturação feita pelo governo, mesmo com insatisfação em decorrência da falta de diálogo e da equiparação a outras carreiras federais do ciclo de auditorias.
Com 70 mil visualizações e uma valorização de R$ 13 mil, o artigo assinado pelo presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo, no Globo Rural, foi uma importante exposição do sindicato e da carreira. Abordando o papel dos adidos agrícolas, o texto mostrou a relevância desses profissionais na promoção e defesa dos interesses agropecuários brasileiros no exterior. A ampla visibilidade do artigo não apenas fortaleceu a imagem pública do Anffa Sindical, mas também destacou a importância estratégica dos adidos agrícolas na expansão e manutenção de mercados internacionais.
Um ponto de destaque foi a abrangente presença da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nos meios de comunicação. A entidade noticiou um aumento na exportação de frango, enfatizando que os índices foram satisfatórios, mesmo com a operação padrão dos auditores agropecuários. Essa narrativa ajudou a sublinhar a importância do trabalho dos auditores na cadeia de exportação, destacando sua relevância mesmo em períodos de mobilização.
Além da visualização de 10 milhões de pessoas, mais de 14 mil jornalistas também foram alcançados. O valor comercial estimado que teria sido gasto pelo Anffa Sindical, caso custeasse os espaços midiáticos, seria de R$ 2,3 milhões, comprovando a eficiência da estratégia de comunicação.
Assim, a visibilidade da carreira na mídia foi altamente significativa, ressaltando não apenas as reivindicações por reconhecimento e valorização, mas também o impacto crucial das fiscalizações conduzidas pelos auditores. As apreensões de produtos impróprios foram temas recorrentes nos noticiários do mês, sublinhando a importância do trabalho dos auditores fiscais agropecuários para garantir a segurança e a qualidade dos produtos agropecuários brasileiros.
O que esperar em junho
Passado o período de mobilizações e operação padrão, agora a expectativa do Anffa Sindical é focar na regulamentação da Lei do Autocontrole, além de iniciar tratativas para pressionar o governo a liberar a indenização por horas extras que atualmente não são remuneradas, diferentemente de outras carreiras do serviço público federal.
Junho também é um mês especial, pois marca o 24º aniversário da carreira dos auditores fiscais federais agropecuários.
As iniciativas têm como objetivo sensibilizar o público e os tomadores de decisão sobre a importância de melhorias nas condições de trabalho e na remuneração adequada para a categoria.