Prevenção, detecção e remediação de fraudes são temas de palestra nesta terça-feira (22/08)

Superintendente da CGU no estado do Paraná e chefe de Assessoria Especial de Controle Interno/GM/MAPA abordarão integridade no serviço público e privado, em prol do interesse público, e programa Integridade AGRO+. Objetivo é a criação de uma política de atuação voltada para o ambiente interno e externo do MAPA. Confira

Servidores do MAPA no estado do Paraná participarão de palestras, nesta ter-feira (22/08), pela manhã, na SFA-PR, sobre Prevenção, detecção e remediação de fraudes. Na ocasião, o superintendente da CGU no estado do Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira, e o chefe de Assessoria Especial de Controle Interno/GM/MAPA, Claudio Torquato da Silva, abordarão a integridade no serviço público e privado, em prol do interesse público, e o programa de Integridade intitulado AGRO+.

De acordo com Alexandre Orio Bastos, Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Paraná, o objetivo com as palestras é fomentar a criação de uma política de atuação voltada para o ambiente interno e externo do MAPA.

“A Superintendência Federal do Paraná vive um momento de mudanças. Buscamos a implementação de ferramentas de gestão e controle que possam contribuir com a melhora no cumprimento de nossas obrigações regimentais, ambiente de trabalho e resposta à sociedade”, afirma o superintendente.

Para Alexandre Bastos, iniciativas como essa são importante pois, além de tratar da questão da ética em si, tem como contexto fortalecer a relação entre fiscalizado/fiscalizador.

“Essa é uma relação que anda abalada e que é importante do ponto de vista de otimizar as ações do AFFA. Se você faz um trabalho conjunto de normas e procedimentos, a tendência é de que o resultado seja otimizado, diminuindo inclusive o esforço fiscalizatório, por meio de uma ação previa de construção ética/moral”, explica.

O evento está marcado para as 9h desta terça-feira, e acontecerá no auditório da SFA-PR. Confira abaixo a programação:

9h00 às 10:00h - Empresa Pró-Eca e Integridade Pública, um estímulo à integridade no serviço público e privado, em prol do interesse público. Palestrante: Moacir Rodrigues de Oliveira, superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Paraná
10h00 às 10h30 – Intervalo
10h30 às 11h30 - Programa Integridade Agro+ - Mecanismos de prevenção, detecção e remediação de fraudes, irregularidades e desvios de conduta, prevendo basicamente uma política de atuação voltada para o ambiente interno e externo do MAPA. Palestrante: Claudio Torquato da Silva, chefe de Assessoria Especial de Controle Interno/GM/MAPA
11h30 às 12h - Debate com os Palestrantes