Empresas reivindicam valorização dos auditores agropecuários junto ao governo federal

Empresas reivindicam valorização dos auditores fiscais junto ao governo federal
Foto: Anffa Sindical

Empresas ligadas à agroindústria e comércio exterior sul-americano encaminharam ofício ao Governo Federal destacando a relevância dos auditores agropecuários nas aduanas fronteiriças do país. o documento, encaminhado a Geraldo Alckmin, Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, entre outros, detalha os desafios enfrentados pela categoria e destaca como a falta de estrutura e recursos impactam negativamente a atuação nas unidades e afetam o livre comércio e a logística de importação, especialmente de produtos do Mercosul.

O ofício apresenta fatores que resultam na queda produtiva dos transportadores de cargas, como a morosidade nas fronteiras e déficit de milho nos estados do Sul do Brasil, e ressalta urgência de reestruturação das atividades, incluindo o aumento do efetivo de pessoal. Além disso, enfatiza que a resolução desses problemas beneficiará não apenas o setor empresarial, mas também fortalecerá o comércio entre os países do continente sul-americano, alinhando-se aos interesses de integração comercial do atual governo.

Assinaram o documento a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI),  o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne-SC), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO-SC), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, a Câmara de Comércio Paraguai Brasil, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), o Sistema Ocepar, e o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).