Anffa Sindical presta homenagem ao ex-ministro Alysson Paolinelli

Anffa Sindical presta homenagem ao ex-ministro Alysson Paulinelli
Foto: Canal Rural

Faleceu na manhã de hoje, (29/06) o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, aos 86 anos, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. O ex-ministro, que atualmente ocupava o cargo de presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) estava internado desde o início do mês no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Engenheiro agrônomo e professor universitário, Paolinelli foi secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes; e a nível nacional, um dos responsáveis pela expansão da agricultura brasileira nas áreas de cerrado no centro-oeste, atualmente maior polo produtor de grãos do País, razão pela qual chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.

Também atuou intensamente na introdução de novas tecnologias e no fomento à pesquisa na produção agrícola nacional, tendo feito parte do grupo que estruturou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e permaneceu como um de seus principais apoiadores ao longo do tempo.

Foi ainda um grande defensor da segurança alimentar mundial, contexto no qual foi premiado com o World Food Prize, distinção internacional que reconhece as conquistas de pessoas que contribuíram para o avanço do desenvolvimento humano ao aprimorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo. Apenas três brasileiros foram agraciados com o prêmio.

O corpo do ex-ministro está sendo velado neste momento, no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte/MG. O local é simbólico, pois o Palácio foi sede do governo estadual quando Paolinelli esteve à frente da pasta de agricultura do Estado, nas décadas de 1970 e 1990. 

Amigos, políticos, colegas de trabalho e o governador do Estado, Romeu Zema, são esperados na cerimônia de despedida que dura até amanhã (30). Logo após o sepultamento será realizado no cemitério Parque da Colina, em momento reservado aos familiares. 

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários lamenta a perda de figura tão simbólica para o agronegócio brasileiro e presta suas condolências aos familiares e amigos enlutados.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573