Victorio Emanuel Constantino Codo

Com profundo sentimento de consternação o Anffa Sindical comunica o falecimento do Auditor Fiscal Federal Agropecuário aposentado Victorio Emanuel Constantino Codo, aos 104 anos, ocorrido na data de ontem (11/03).

Tio-avô do atual delegado sindical de Sergipe, Guilherme Coda, e tio do Auditor agropecuário aposentado João Coda, de Minas Gerais, o Affa centenário formou-se no curso de Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Medicina Veterinária na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, em 1942. Fez especialização em Genética e Melhoramento pela Universidade de Agronomia de Wageningen na Holanda, atuou como professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1948.

Em 1955 ingressou, por concurso público, para o cargo de médico veterinário do Ministério da Agricultura, tendo trabalhado no Serviço de Produção Animal nos estados do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Anos depois, aposentou-se no Serviço de Fiscalização no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Entre outras realizações, foi presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro e fundador da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro. Em setembro de 2019 foi homenageado pela Diretoria de Aposentados e Pensionistas do Anffa Sindical ao completar o centenário.

Segundo Guilherme Coda, Victorio foi um profissional que sempre esteve envolvido na organização dos médicos veterinários em busca da valorização da categoria. “Mesmo aposentado, me recordo de sua participação ativa nas sociedades de Medicina Veterinária, Academia Brasileira e Conselhos.”

A despedida ocorreu na manhã de hoje (12), em Anápolis-GO. Victorio Codo deixa filhos, netos e bisnetos.

A diretoria do Anffa Sindical expressa suas condolências aos amigos e familiares do colega neste momento de tristeza.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573